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Título: A experimentação no estudo dos modelos atômicos de Dalton e Thomson no Ensino de Ciências
Autor(es): Soares, Valéria Pereira
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Experimentação
Modelos atômicos
Ensino de ciências
Conhecimento químico
Data de publicação: 6-Jan-2022
Referência: SOARES, Valéria Pereira. A experimentação no estudo dos modelos atômicos de Dalton e Thomson no Ensino de Ciências. 2021. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As dificuldades dos estudantes na compreensão de conceitos químicos são vastamente relatadas na literatura, a iniciar pela compreensão dos Modelos Atômicos em todos os níveis de ensino. Considerando ser fundamental que os professores e estudantes compreendam os modelos como uma criação científica e que percebam que a proposição de um novo modelo não impossibilita a utilização dos anteriores, o objetivo desta pesquisa foi investigar como uma abordagem experimental quanto ao ensino dos Modelos Atômicos de Dalton e Thomson pode contribuir com o processo de ensino- aprendizagem no Ensino Fundamental. Foi enfatizada uma perspectiva cidadã de modo que o estudante reconhecesse que os experimentos apresentavam relação com fenômenos observados no dia a dia possibilitando o desenvolvimento da criticidade diante desses acontecimentos. Como alicerce das atividades foi utilizada a teoria de Johnstone que reconhece a importância das aulas de Química abarcarem os Três Níveis do Conhecimento Químico, denominados macroscópico, submicroscópico e simbólico. A fim de definir os temas das atividades experimentais, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo em Movimento do Distrito Federal selecionando os conteúdos trabalhados nos anos precedentes ao dos discentes participantes da pesquisa. Os experimentos selecionados foram transpostos para uma abordagem demonstrativa-investigativa seguindo as etapas apresentadas por Silva, Machado e Tunes. Devido à Pandemia da COVID-19, que impossibilitou a realização das atividades presencialmente entre 2020/2021, os experimentos foram adaptados e gravados para sua utilização em Ensino Remoto Emergencial. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Diante do referencial teórico apresentado, foram realizados quatro encontros com a apresentação de experimentos demonstrativo-investigativos perpassando pela observação macroscópica, expressão representacional e intepretação submicroscópica. Percebeu-se que trabalhar o ensino de Modelos Atômicos com a realização de atividades experimentais demonstrativo-investigativas com viés nos três níveis do conhecimento químico, separadamente, se mostrou uma ferramenta válida na contribuição do processo de ensino-aprendizagem das teorias atômicas.
Abstract: The students' difficulties in understanding chemical concepts are widely reported in the literature, starting with the understanding of atomic models at all levels of education. Analyzing that it is essential that teachers and students understand the models as a scientific creation and that they realize that the proposition of a new model does not preclude the use of the previous ones, the objective of this research was to investigate how an experimental approach to the teaching of Dalton's Atomic Models and Thomson can contribute to the teaching-learning process in Elementary School. A citizen perspective was emphasized so that the student recognized that the experiments were related to phenomena observed in daily life, enabling the development of criticality in the face of events. As a foundation for activities to take advantage of Johnstone's theory that recognizes the importance of Chemistry classes covering the three levels of chemical knowledge, namely macroscopic, submicroscopic and symbolic. In order to define the themes of the experimental activities, an analysis of the Base Nacional Comum Curricular and the Currículo em Movimento do Distrito Federal was carried out, defining the contents worked on in the years preceding that of the students participating in the research. The selected experiments were transposed to a demonstrative-investigative approach, following steps initiated by Silva, Machado and Tunes. Due to the COVID-19 Pandemic, which made it impossible to carry out activities in person between 2020/2021, the experiments were adapted and recorded for use in Remote Emergency Teaching. A survey carried out with students in the 9th grade of elementary school at a public school in the Distrito Federal. In view of the theoretical framework presented, four meetings were held with the presentation of demonstrative-investigative experiments passing through macroscopic observation, representational expression and submicroscopic interpretation. It was noticed that working in the teaching of Atomic Models with the realization of demonstrative-investigative experimental activities with a bias in the three levels of chemical knowledge, is shown to be a valid tool in the contribution of the teaching-learning process of atomic theories.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.
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