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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42726
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Title: Ações letradas como construção social : práticas de letramentos de pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública
Authors: Florindo, Girlane Maria Ferreira
Orientador(es):: Magalhães, Maria Izabel Santos
Coorientador(es):: Souza, Ana Beatriz Barbosa de
Assunto:: Discurso
Deficiência visual adquirida
Práticas de letramentos
Biblioteca Braille Dorina Nowill
Issue Date: 11-Jan-2022
Citation: FLORINDO, Girlane Maria Ferreira. Ações letradas como construção social: práticas de letramentos de pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública. 2021. 378 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Este estudo surgiu de uma inquietação acerca da presença ou ausência de letramentos nas vidas de pessoas com deficiência visual adquirida, uma vez que estas são basilares nas práticas sociais contemporâneas, bem como da possibilidade emancipatória expressada pelas pessoas com cegueira em termos de agenciação (SOUSA SANTOS, 2000; MAGALHÃES, 2013) em contextos de assimetrias impostas pela hegemonia visiocêntrica. Conforme uma investigação etnográfico-discursiva crítica, o campo de pesquisa considerado é uma biblioteca específica: a Biblioteca Braille Dorina Nowill (BBDN) localizada em Taguatinga-DF, voltada ao público com deficiência visual (DV), que desenvolve atividades e eventos de letramentos, sobretudo os literários. As ações letradas desenvolvidas pela BBDN contribuem para o alceamento das pessoas com DV adquirida, ao possibilitarem a expressão, a autoria, a leitura e a participação ativa delas, numa perspectiva da valorização das experiências, da dororidade (PIEDADE, 2017) compartilhada e das potencialidades das vidas com cegueira ou baixa visão adquirida na idade adulta, cuja identidade fraturada, necessita ser (re)inventada. Com base nas práticas de letramentos dos atores com DV adquirida, discuto ao longo da tese, a hegemonia da ordem visiocêntrica do discurso (LIMA, MAGALHÃES, 2018) e das representações que subjugam as vidas das pessoas com DV e dou relevo à centralidade da experiência da cegueira adquirida e das vozes de mulheres e homens com DV (MARTINS, 2006, 2010) adquirida, contrastando -as às relações com os familiares e com os mediadores do letramento e às questões daí implicadas, como as identidades dos parentes com DV. A configuração das identidades pessoais e das relações sociais da pessoa com cegueira adquirida é atravessada por um contexto de resistência (que se faz agenciação) e superação de desigualdades, e regulação-subalternização alcançando, por meio de atividades de letramento e do protagonismo, o alceamento e a reinvenção da emancipação, tendo a (re)escrita de si, apoiada por uma comunidade de leitura e escrita, o papel determinante. O percurso teórico -metodológico é estabelecido de forma multi/inter/transdisciplinar entre a abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica e a Teoria Social do Letramento, em diálogo com o Modelo Social da Deficiência e respectivas incursões nos Direitos Humanos e no paradigma da inclusão social. O objetivo geral foi investigar as práticas de letramento vivenciadas por pessoas com deficiência visual e o modo como tais práticas afetam as identidades pessoais e as relações sociais dessas pessoas em um contexto emancipatório de letramento. Os dados etnográfico-discursivos foram gerados por estratégias diversas, observação participante, notas de campo, grupos focais, diários de participantes e entrevistas semiestruturadas. As três últimas geraram trinta e nove textos que orientaram as análises linguístico - discursivas, as quais permitiram compreender os significados dos letramentos construídos em uma comunidade de aprendizagem-ensinagem no contexto da deficiência visual adquirida (cegueira e baixa visão) e suas perdas, sobretudo a perda identitária. As singularidades e o protagonismo das vidas com DV adquirida atravessam, ressignificam e potencializam as ações letradas. Assim, há o encontro com o alceamento da autonomia, que é movimento, aciona (e é acionada pelos) aportes da mobilidade: a interação, a comunicabilidade, a leitura e a escrita.
Abstract: This study began with a concern about the presence or absence of literacy in the lives of people with acquired visual impairment, since these are fundamental in contemporary social practices, as well as the emancipatory possibility expressed by blind people in terms of agency (SOUSA SANTOS, 2000; MAGALHÃES, 2013) in contexts of asymmetries imposed by visuocentric hegemony. According to what a critical ethnographic-discursive investigation should be, the field of research is a specific library: the Dorina Nowill Braille Library (BBDN, in Portuguese) located in Taguatinga-DF. Its target audience are people with visual impairments (VI), and it develops literacy activities and events, especially literary ones. The literate actions developed by BBDN contribute to the gathering of people with acquired VI, by enabling their expression, authorship, reading and active participation, in a perspective of valuing shared experiences, shared pain (PIEDADE, 2019) and potential of lives with blindness or low vision acquired in adulthood, whose fractured identity needs to be (re)invented. Based on the literacy practices of actors with acquired VI, throughout the thesis I discuss the hegemony of the visuocentric order of discourse (LIMA, MAGALHÃES, 2018) and the representations that subjugate the lives of people with VI and emphasize the centrality of experience from acquired blindness and from the voices of women and men with acquired VI (MARTINS, 2006, 2010), contrasting them with the relationships with family members and with the mediators of literacy and the issues involved, such as the identities of relatives with VI. The configuration of personal identities and social relationships of the person with acquired blindness is crossed by a context of resistance (which becomes ag ency) and overcoming inequalities, and regulation-subalternization, reaching, through literacy activities and protagonism, the alceamento 1 and reinvention of emancipation, with the (re)writing of oneself, supported by a reading and writing community, the determining role. The theoretical-methodological path is established in a multi/inter/transdisciplinary way between the dialectical-relational approach of Critical Discourse Analysis and the Social Theory of Literacy, in dialogue with the Social Model of D isability and its incursions into Human Rights and the paradigm of social inclusion. The general objective was to investigate the literacy practices experienced by people with visual impairments and how such practices affect their personal identities and social relationships in an emancipatory literacy context. The ethnographic-discursive data were generated by different strategies, such as participant observation, field notes, focus groups, participant diaries and semi-structured interviews. The last three generated thirty-nine texts that guided the linguistic-discursive analyses, which allowed us to understand the meanings of literacies built in a learning-teaching community in the context of acquired visual impairment (blindness and low vision) and its losses, especially the loss of identity. The singularities and protagonism of lives with acquired VI cross, re-signify and enhance literate actions. Thus, there is the encounter with the alceamento of autonomy, which is movement, and triggers (and is triggered by) the contributions of mobility: interaction, communicability, reading and writing.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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