Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42885
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_AdnaOliveiradaSilva.pdf12,92 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O uso dos resultados da avaliação em larga escala no trabalho pedagógico com o 3° ciclo do EF das escolas do Distrito Federal
Auteur(s): Silva, Adna Oliveira da
metadata.dc.contributor.email: mailto:adnaosilva@gmail.com
Orientador(es):: Griboski, Claudia Maffini
Assunto:: Ensino fundamental
Gestão da educação
Educação - avaliação
Processo decisório
Date de publication: 14-fév-2022
Référence bibliographique: SILVA, Adna Oliveira da. O uso dos resultados da avaliação em larga escala no trabalho pedagógico com o 3° ciclo do EF das escolas do Distrito Federal. 2021. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa Pós-graduação em Educação-Mestrado Profissional, da Universidade de Brasília e vincula-se à área de concentração de Políticas Públicas e Gestão da Educação. A pesquisa buscou analisar como as escolas utilizam os resultados obtidos nas avaliações de larga escala no planejamento pedagógico, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O recorte da investigação está delimitado as escolas que ofertam o Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental, Anos Finais. A avaliação é um processo de dinâmico que proporciona momentos reflexivos tanto para o avaliador como para o avaliado e ainda possibilite a tomada de decisões. Focaliza-se as avaliações em larga escala com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica enquanto conjunto de avaliações que possibilitam um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. De forma gera, os resultados dessas avaliações podem impactar a sociedade, pois sua utilização pode contribuir para o alcance de uma série de objetivos. A partir de uma abordagem qualitativa, este pesquisa de caráter exploratório foi empreendida em 5 etapas que se inter-relacionaram e se complementaram, sendo elas, revisão literária sobre a utilização dos resultados apresentados pelo Ideb em intuições de ensino, descrição da trajetória histórica das avaliações educacionais; colete de documentos e analise de dados sobre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em especial a Coordenação Regional de Ensino de Samambaia, aplicação de questionários para gestores, coordenadores e professores atuantes em instituições educacionais que ofertam o 3° Ciclo do Ensino Fundamental vinculadas a Coordenação RegionaI de Ensino de Samambaia, analise de dados coletados e resultados encontrados. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicam que as escolas reconhecem o grau de importância das avaliações externas, conhecem o índice de Desenvolvimento da Educação Básica, preocupam-se em elevar os índices - algumas, instituições descrevem, por exemplo, objetivos e estratégias em suas Propostas Pedagógicas - e fazem uso de simulados, no intuito de familiarizarem os estudantes com as avaliações. Com isso, podemos considerar que as avaliações externas contribuem para um diagnóstico na educação, porém seus resultados carecem de mais esclarecimentos para a comunidade escolar para que possam subsidiar intervenções pedagógicas nas escolas. Os resultados das avaliações em larga escala precisam ser interpretados como recursos facilitadores e não como meros números que poderão ser utilizados para a responsabilização dos resultados não alcançados.
Abstract: University of Brasília - UnB I linked to the area of concentration of Public e Policies - Management of Professional Master' s Education - PPGEMP. The research sought to analyze how schools use the results obtamed tn large-scale evaluations tn pedagogical planning, especially the Saeb. The focus of the inveatigation is limted to. schools that offer the Third Cycle of Elementary Education, Final Yearn Evaluation is a dynamic process that provides reflechve moment fo both the evaluator and the penton bemg evaluated and enables decision-making. The focus of toe research is armed at large scale assessment tools m toe Saeb, wh ch reprints a set of evaluations that allow a diagnosis of the baste education m Brazil a well as a set of fac that may interfere m toe students performance. In general the results of the evaluation can have a great impart on society, as their use can contribute to toe achievement of a senes of proposed objectives. Taken from a qualitative approach, th s exploratory study was undertaken through five stages that are interrelated and complemented, namely. hterary review on toe use of toe results preyed by the Baste Education Index desenphon of the historical trajectory of educational assessment analyst of factors documents such as the Pedagogrcal Proposals and analyst of data on toe State Secreteriat of Education of the Federal District in particular toe Regional Coordmahon of Education of Samambaia;. application of questionnaires for principals, coordinators. and teachers working m educational inshtuhons that offer toe 3rd cycle of the. Region; finally the analysis of collected data. The results obtamed m tot research mtocate that schools acknow edge toe degree of importance of external evaluahons, demonstrate knowledge about Ideb, express a concern to improve rates - for instance some institutions describe objectives and strateg.es m toe Pedagogical Proposals - and use mock tests in order to femiliarize students with evaluahons. Thus we can consider that the external evaluation contribute to an initial diagnosis in education, but its results need further clarification for toe school community. The use of resul rates needs to be interpreted as facilitating resources, not as mere numbers that can be used to account for unmet results
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42885/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.