Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Perpétuo, Lenilda Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T15:28:53Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T15:28:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | PERPÉTUO, Lenilda Damasceno. Quantas pedras no meio do caminho?: representações sociais acerca dos Povos Ciganos e a relação com o trabalho e a educação escolar na Etnia Calon. 2021. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42909 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quem são essas pessoas de cultura milenar cujas histórias reais não constam nos livros e que
na literatura e na música são descritas, quando aparecem, por estereótipos distorcidos e
folclorizados? Quem são essas pessoas pelas quais, ao longo da história, foi construído no
imaginário coletivo uma certa aversão, que serviu para oprimi-las, cerceá-las, roubá-las direitos
e para distanciá-las dos espaços públicos de convivência amigável e coletiva? Estes
excluídos/as invisibilizados/as na sociedade do sistema capitalista são os Povos Ciganos,
sujeitos/objeto desta pesquisa que iniciou em 2014. A maioria dos povos e das comunidades
ciganas Calon3, por sua itinerância, por sua baixa escolaridade e por outros fatores, costumam
ser excluídos dos espaços da educação formal. Reconhecemos a necessidade de se investigar
além das aparências do fenômeno e à luz das representações sociais acerca desse povo cigano
e das causas e efeitos dessa construção de imagens estereotipadas e distorcidas que criaram
historicamente conceitos negativos no imaginário social, favorecendo a criminalização, o
racismo e a ciganofobia. Ancorados na linguagem das artes, das músicas e obras literárias,
analisaremos como o fenômeno acontece e as causas e efeitos dele na vida do povo cigano
Calon, que com pouco (ou nenhum) acesso e permanência ao espaço legitimado da educação
formal, tiveram afetados outros direitos e outros acessos, o que reforça a relevância da nossa
investigação sobre o que teria provocado esse distanciamento da escola e suas consequências.
Sem acesso à escolarização, não há títulos que as/os credenciem para disputarem espaços no
trabalho legalmente formalizado. Então, todo o trabalho das/os ciganas/os se circunscreve na
informalidade: compra e vendas ambulantes, trocas, catira e barganhas. Tais atividades são,
ainda, consideradas trabalho marginalizado e, portanto, criminalizado e sem valor. Trouxemos
para esse cenário, a seguinte problematização: quais efeitos/impactos e desdobramentos as
representações sociais estereotipadas causam na vida e na historicidade da população
cigana no Brasil e como isso se desdobra no trabalho e na educação formal? Como objetivo
geral, propomos analisar as representações sociais construídas acerca dos povos e comunidades
tradicionais ciganas no Brasil e os impactos causados na construção do tecido social desses
povos na conquista e permanência nos espaços da educação formal. Como objetivos específicos
buscamos investigar como são as representações sociais dos povos ciganos e qual abordagem
nos materiais literários, livros didáticos, mídias sociais, músicas e filmes. Procuramos também
compreender o percurso histórico sociocultural dos povos ciganos na constituição do
patrimônio cultural brasileiro e, por fim, analisar as políticas públicas educacionais brasileiras
e a inclusão dos povos e comunidades ciganas nessas pautas, assim como mapear as
universidades públicas brasileiras que possuem políticas públicas afirmativas e sobrecotas para
ciganos. A teoria das representações sociais balizou a vertente metodológica e na análise dos
dados observamos a percepção dos sujeitos no resgate das suas representações em confronto
com a interculturalização discriminada, os estereótipos, a banalização de credenciamento social
e a recusa destes nos espaços de trabalho e de educação formal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Quantas pedras no meio do caminho? : representações sociais acerca dos Povos Ciganos e a relação com o trabalho e a educação escolar na Etnia Calon | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciganidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos ciganos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos ciganos - trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos ciganos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Who are these people of millenary culture whose real stories are not in books and who are
described in literature and music, when they appear, by distorted and folklorized stereotypes?
Who are these people for whom, throughout history, a certain aversion was built in the
collective imagination, which served to oppress them, restrict them, rob them of their rights and
distance them from public spaces of friendly and collective coexistence? These excluded people
made invisible in the society of the capitalist system are the Gypsy Peoples, subjects/object of
this research that began in 2014. The majority of the Calon4 Gypsy peoples and communities,
because of their itinerancy, their low level of education and other factors, are usually excluded
from spaces of formal education. We recognize the need to investigate beyond the appearances
of the phenomenon and in the light of social representations about these Roma people and the
causes and effects of this construction of stereotyped and distorted images that have historically
created negative concepts in the social imagination, favoring criminalization, racism and
antigypsyism. Anchored in the language of arts, music and literary works, we will analyze how
the phenomenon happens and its causes and effects in the life of the Calon Roma people, who,
with little (or no) access and permanence to the legitimate space of formal education, had
affected other rights and other accesses, which reinforces the relevance of our investigation into
what would have caused this distancing from the school and its consequences. Without access
to schooling, there are no titles that certify them to dispute spaces in legally formalized work.
Therefore, all the work of the Gypsies is circumscribed in informality: itinerant purchases and
sales, bartering, catira and bargaining. Such activities are still considered marginalized work
and, therefore, criminalized and worthless. We brought to this scenario the following
problematization: What effects/impacts and developments do stereotyped social
representations cause in the life and historicity of the Roma population in Brazil and how
does this unfold in work and formal education? As a general objective, we propose to
analyze the social representations built about the traditional Gypsy peoples and communities in
Brazil and the impacts caused in the construction of the social fabric of these peoples in the
conquest and permanence in the spaces of formal education. As specific objectives, we seek to
investigate how the social representations of Gypsies are and which approach is used in literary
materials, textbooks, social media, music and films. We also seek to understand the
sociocultural historical path of Roma people in the constitution of Brazilian cultural heritage
and, finally, analyze Brazilian educational public policies and the inclusion of Roma peoples
and communities in these agendas, as well as mapping Brazilian public universities that have
affirmative public policies and additional quotas for Gypsies. The theory of social
representations guided the methodological aspect, and in the data analysis we observed the
perception of the subjects in the rescue of their representations in confrontation with the
discriminated interculturalization, stereotypes, the trivialization of social accreditation and the
rejection faced by them in the formal work and education spaces. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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