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Título: O poder pedagógico : gibis e a construção de gênero em Arlequina
Autor(es): Siqueira, Carolina Cordeiro
Orientador(es): Dias, Belidson
Coorientador(es): Fernández, Tatiana
Assunto: Cultura visual
Histórias em quadrinhos
Feminino
Identidade de gênero
Sexualidades
Data de publicação: 16-Fev-2022
Referência: SIQUEIRA, Carolina Cordeiro. O poder pedagógico: gibis e a construção de gênero em Arlequina. 2021. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como alvo analisar a personagem Arlequina a fim de compreender sua construção, representação e seu poder pedagógico ao ensinar aspectos relacionados ao gênero feminino e sexualidade. Para Tanto, nossa fundamentação teórica transitou nas bases da Educação da Cultura Visual, Arte Sequencial (gibis), Teorias Feministas e das Sexualidades que por sua vez, nos possibilitaram delimitar as categorias de análises “performatividade” formulada por Butler (2005), a “epistemologia do armário”, advinda dos estudos de Sedgwick (2007) e “abjeção” elaborada por Kristeva (1941). Seguimos os preceitos da metodologia da Bricolagem e a análise da personagem Arlequina foi realizada através do método “PROVOQUE” para expor os discursos de gênero e sexualidade na construção imagética da personagem, bem como seu poder pedagógico. Foi possível identificar o poder pedagógico dos gibis, principalmente dentro da construção e representação da Arlequina haja vista que sua imagem e narrativa tendem a ensinar como o gênero feminino pode ser vivenciado na sociedade, lembrando que o gibi é um artefato de seu tempo, sendo um espelho que ao mesmo tempo que reflete sua sociedade também a forma. Por isso, emalguns gibis, Arlequina ensina e reforça paradigmas de uma sociedade machista e heteronormativa, e, emoutros, ensina e propaga um feminino emancipado, possibilitando uma progressão do olhar sobre asconcepções de gênero e sexualidades construídas socialmente.
Abstract: This investigation aimed to analyze the character Arlequina in order to understand her construction, representation and her pedagogical power when teaching aspects related to the female gender and sexuality. To achieve the objective of this investigation, the theoretical framework transited between Education of Visual Culture and Sequential Art (comic books) even to Feminist Theories and Sexualities, from these theories it was possible to delimit the categories of analysis, which were the "gender performativity" formulated by Butler (2005), the “epistemology of the closet” coming from the studies of Sedgwick (2007) and “abjection” elaborated by Kristeva (1941). The research took place on the Bricolage methodology and the analysis of the character Arlequina was carried out using the “PROVOQUE” method to disclose the discourses of gender and sexuality during the construction of character's imagery, and reveal her pedagogical power. It was possible to identify the pedagogical power of the comic books, especially in the construction and representation of Arlequina, because her image and narrative tend to lead how the female gender should be experienced in society, note that the comic book is an artifact of itstime being a mirror that at the same time reflects its society also changes it. In some comic books Arlequina teaches and reinforces paradigms of a sexist and heteronormative society, but in others she teaches and propagates an emancipated feminine, doing so she enables a progression of the look on the socially constructed conceptions of gender and sexualities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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