Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | D’Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Rocha, Lívia Zacarias | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:34:21Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T18:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-25 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Lívia Zacarias. Teatro de imagens: a autoficção na produção estética de Witkiewicz – Witkacy. 2021. 236 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42931 | - |
dc.description | ROCHA, Lívia Zacarias. Teatro de imagens: a autoficção na produção estética de Witkiewicz – Witkacy. 2021. 236 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da ideia de mistério que os retratos provocam e de como essas imagens podem dar
indícios de identidade(s), esta tese de doutorado tem como ponto de partida a investigação
acerca do trabalho artístico e teórico produzido pelo artista polonês Stanisław Ignacy
Witkiewicz (1885-1939). Witkacy – pseudônimo aderido por ele, em 1918, para desvencilhar
sua própria imagem da figura do pai, Stanisław Witkiewicz, que também era artista – é uma
figura ainda pouco conhecida no Brasil. À exceção de artigos, no país, não há pesquisas
publicadas, no âmbito acadêmico, que tenham se debruçado de forma mais aprofundada
acerca dessa personalidade multifacetada: Witkacy foi pintor, escritor, fotógrafo, filósofo,
dramaturgo, crítico e teórico de arte. Não há, tampouco, no Brasil, traduções do riquíssimo
repertório deixado por ele, do qual é possível encontrar romances, dramas, tratados teóricos,
ensaios filosóficos, cartas e até mesmo textos que fogem às nomenclaturas tradicionais, como
o Regulamin Firmy Portretowej „S.I. Witkiewicz”, traduzido aqui por Termos & Condições da S.I.
Witkiewicz Empresa de Retratos, o qual conduzirá parte significativa das análises e discussões
no decorrer deste trabalho. Assim, a pesquisa concentra-se, especialmente, no repertório
retratístico de Witkacy, em como sua obsessão pela face humana colaborou para a
investigação de si próprio, criando uma identidade simultaneamente fluida e confusa. A
hipótese é a de que possa existir, nos retratos e autorretratos, um discurso teatral, uma
dissimulação propositada com fins artísticos ligados à representação de um personagem, um
“teatro de imagens”. Na busca pela(s) identidade(s) de Witkacy, trabalha-se também com duas
obras literárias de sua autoria: o romance 622 upadki Bunga, czyli Demoniczna kobieta (622
quedas de Bungo, ou uma mulher demoníaca) e o drama Matka (A mãe), ambos publicados
postumamente, em 1972 e 1962, respectivamente. Os objetivos são, portanto, estabelecer
perfis identitários do artista, analisar as variadas versões de si expostas por ele, bem como
desvelar as camadas que utilizou para dissimular sua presença. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro de imagens : a autoficção na produção estética de Witkiewicz – Witkacy | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Witkiewicz, Stanisław Ignacy, 1885-1939 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retrato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autorretrato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoficção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Witkacy, 1885-1939 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Gravitating around the aura of mystery which emanates from portraits insofar as these images
may yield glimpses of identity, this thesis stems from the investigation of the artistic and
theoretical work produced by the Polish artist Stanisław Ignacy Witkiewicz (1885-1939). Witkacy
– pseudonym adopted by the artist in 1918 to dissociate his own image from that of his father,
Stanisław Witkiewicz, who was also an artist – remains an obscure figure in Brazil. Save for a
few articles, there is no published academic research whose object is an in-depth analysis of
this multifaceted personality. Witcacy was a painter, a photographer, a writer, a philosopher, a
playwright, an art critic and theorist. There are no translations in Brazil either of his vast
intellectual legacy, namely, novels, drama, theoretical treatises, photographic essays, letters or
even texts which challenge conventional nomenclature, such as Regulamin Firmy Portretowej
„S.I. Witkiewicz”, translated here as Termos & Condições da S.I. Witkiewicz Empresa de
Retratos, a text which will be instrumental to the discussions which feature in this thesis. The
thesis centres around Witkacy’s portraiture repertoire, on how his obsession for the human face
contributed to an investigation of himself, creating an identity which is both fluid and blurred.
The argument herein sustains that, both in his portraits as well as self-portraits, there prevails a
theatrical approach, an intentional masquerade with artistic purposes akin to the staging of a
character, a “theatre of images”. In the quest for Witcacy’s identities, two of the artist’s literary
works were used. The novel 622 upadki Bunga, czyli Demoniczna kobieta (The 622 downfalls of
Bungo or The demonic woman) and the drama Matka (The mother), both of which were
posthumously published, the latter in 1962 and the former in 1972. The aims are therefore to
establish profiles of the artist’s poetic identity via the study of the many versions of himself he
proposed, in addition to unveiling the layers of veils which he used with a view to masking his
presence. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|