http://repositorio.unb.br/handle/10482/42931
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_LiviaZacariasRocha.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Teatro de imagens : a autoficção na produção estética de Witkiewicz – Witkacy |
Auteur(s): | Rocha, Lívia Zacarias |
Orientador(es):: | D’Angelo, Biagio |
Assunto:: | Witkiewicz, Stanisław Ignacy, 1885-1939 - crítica e interpretação Retrato Autorretrato Identidade Autoficção Witkacy, 1885-1939 - crítica e interpretação |
Date de publication: | 16-fév-2022 |
Data de defesa:: | 25-jui-2021 |
Référence bibliographique: | ROCHA, Lívia Zacarias. Teatro de imagens: a autoficção na produção estética de Witkiewicz – Witkacy. 2021. 236 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | Partindo da ideia de mistério que os retratos provocam e de como essas imagens podem dar indícios de identidade(s), esta tese de doutorado tem como ponto de partida a investigação acerca do trabalho artístico e teórico produzido pelo artista polonês Stanisław Ignacy Witkiewicz (1885-1939). Witkacy – pseudônimo aderido por ele, em 1918, para desvencilhar sua própria imagem da figura do pai, Stanisław Witkiewicz, que também era artista – é uma figura ainda pouco conhecida no Brasil. À exceção de artigos, no país, não há pesquisas publicadas, no âmbito acadêmico, que tenham se debruçado de forma mais aprofundada acerca dessa personalidade multifacetada: Witkacy foi pintor, escritor, fotógrafo, filósofo, dramaturgo, crítico e teórico de arte. Não há, tampouco, no Brasil, traduções do riquíssimo repertório deixado por ele, do qual é possível encontrar romances, dramas, tratados teóricos, ensaios filosóficos, cartas e até mesmo textos que fogem às nomenclaturas tradicionais, como o Regulamin Firmy Portretowej „S.I. Witkiewicz”, traduzido aqui por Termos & Condições da S.I. Witkiewicz Empresa de Retratos, o qual conduzirá parte significativa das análises e discussões no decorrer deste trabalho. Assim, a pesquisa concentra-se, especialmente, no repertório retratístico de Witkacy, em como sua obsessão pela face humana colaborou para a investigação de si próprio, criando uma identidade simultaneamente fluida e confusa. A hipótese é a de que possa existir, nos retratos e autorretratos, um discurso teatral, uma dissimulação propositada com fins artísticos ligados à representação de um personagem, um “teatro de imagens”. Na busca pela(s) identidade(s) de Witkacy, trabalha-se também com duas obras literárias de sua autoria: o romance 622 upadki Bunga, czyli Demoniczna kobieta (622 quedas de Bungo, ou uma mulher demoníaca) e o drama Matka (A mãe), ambos publicados postumamente, em 1972 e 1962, respectivamente. Os objetivos são, portanto, estabelecer perfis identitários do artista, analisar as variadas versões de si expostas por ele, bem como desvelar as camadas que utilizou para dissimular sua presença. |
Abstract: | Gravitating around the aura of mystery which emanates from portraits insofar as these images may yield glimpses of identity, this thesis stems from the investigation of the artistic and theoretical work produced by the Polish artist Stanisław Ignacy Witkiewicz (1885-1939). Witkacy – pseudonym adopted by the artist in 1918 to dissociate his own image from that of his father, Stanisław Witkiewicz, who was also an artist – remains an obscure figure in Brazil. Save for a few articles, there is no published academic research whose object is an in-depth analysis of this multifaceted personality. Witcacy was a painter, a photographer, a writer, a philosopher, a playwright, an art critic and theorist. There are no translations in Brazil either of his vast intellectual legacy, namely, novels, drama, theoretical treatises, photographic essays, letters or even texts which challenge conventional nomenclature, such as Regulamin Firmy Portretowej „S.I. Witkiewicz”, translated here as Termos & Condições da S.I. Witkiewicz Empresa de Retratos, a text which will be instrumental to the discussions which feature in this thesis. The thesis centres around Witkacy’s portraiture repertoire, on how his obsession for the human face contributed to an investigation of himself, creating an identity which is both fluid and blurred. The argument herein sustains that, both in his portraits as well as self-portraits, there prevails a theatrical approach, an intentional masquerade with artistic purposes akin to the staging of a character, a “theatre of images”. In the quest for Witcacy’s identities, two of the artist’s literary works were used. The novel 622 upadki Bunga, czyli Demoniczna kobieta (The 622 downfalls of Bungo or The demonic woman) and the drama Matka (The mother), both of which were posthumously published, the latter in 1962 and the former in 1972. The aims are therefore to establish profiles of the artist’s poetic identity via the study of the many versions of himself he proposed, in addition to unveiling the layers of veils which he used with a view to masking his presence. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | ROCHA, Lívia Zacarias. Teatro de imagens: a autoficção na produção estética de Witkiewicz – Witkacy. 2021. 236 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.