Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa | - |
dc.contributor.author | Hora, Karoline Matos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T12:27:10Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T12:27:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-24 | - |
dc.identifier.citation | HORA, Karoline Matos da. Metodologia para avaliação do ciclo de vida de ciclovias de pavimento rígido. 2021. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42937 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento das cidades traz como um dos desafios a necessidade
em melhorar a mobilidade urbana. Aliado a isso, é preciso incentivar modais de transportes que
sejam menos poluentes. Nesse cenário, surge a bicicleta como uma alternativa viável e que
contribui para alcançar a mobilidade sustentável. Pensando nisso, os investimentos em malhas
cicloviárias aumentaram significativamente nos últimos anos. Essas estruturas precisam
propiciar um tráfego seguro aos usuários e também serem projetadas e executadas de forma a
promoverem a sustentabilidade. Para isso, é preciso que haja informações que auxiliem
projetistas e construtores a escolherem sistemas construtivos que atendam esses requisitos. O
objetivo desse trabalho é propor uma metodologia de avaliação do ciclo de vida e análise do
estado de conservação das ciclovias de pavimento rígido que possa subsidiar as tomadas de
decisões em futuros projetos de sistemas semelhantes. Para isso, foi feita a caracterização da
ciclovia em pavimento de concreto da Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. Em seguida,
inspeções foram feitas nessa estrutura a fim de observar os danos existentes e intervenções
feitas. Após isso, foi realizada a avaliação do ciclo de vida (ACV) da ciclovia estudada com a
finalidade de identificar e quantificar os danos ambientais causadas por ela. Os resultados
mostraram que houve a realização de intervenções na ciclovia. Além disso, houve um aumento
significativo dos danos, porém não se refletiu ainda numa piora na classificação do índice de
fator de dano de ciclovia (FDC). Nos estudos de ACV, a camada de pavimento e a etapa de
produção são as mais prejudiciais ao meio ambiente. A troca de cimento impactou
significativamente nos resultados, enquanto que a troca de agregado graúdo por reciclado não
trouxe mudanças significativas. A metodologia proposta se mostrou adequada para auxiliar na
tomada de decisão em projetos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia para avaliação do ciclo de vida de ciclovias de pavimento rígido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação do ciclo de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos rígidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclovia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The growth of cities brings as one of the challenges the need to improve
urban mobility. In addition, it is necessary to encourage modes of transport that pollute less. In
this scenario, the bicycle emerges as a viable alternative that contributes to achieving sustainable
mobility. Particularly in urban areas, investments in bicycle paths have increased significantly in
recent years. These structures need to provide safe traffic to users while designed and built to
promote sustainability. Therefore, there is a need to provide the necessary information to help
designers and builders choose construction systems that follow these requirements. This
research aims to propose a methodology for evaluating the life cycle and analyzing the state of
conservation of rigid pavement cycle paths that can support decision-making in future projects for
similar systems. A model was developed to integrate the bicycle paths' structural characteristics
and in-situ inspections to observe the existing damages and interventions made. The chosen
concrete bicycle path is located in Esplanada dos Ministerios, in Brasilia DF. A life cycle
assessment (LCA) was applied to identify and quantify the environmental damage caused by the
studied bicycle path. The results showed that there was maintenance on the bicycle path.
Besides, there was a significant increase in damage, but it has not yet reflected in a worse ranking
in the bicycle lane damage factor (FDC) index classification. In LCA studies, the pavement layer
and the production stage are the most harmful to the environment. The cement change
significantly impacted the results, while the change of coarse aggregate for recycled one did not
bring significant changes. Therefore, the proposed methodology has been suitable for application
in concrete bicycle paths and helps in project decision-making. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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