http://repositorio.unb.br/handle/10482/42937
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_KarolineMatosdaHora.pdf | 5,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Metodologia para avaliação do ciclo de vida de ciclovias de pavimento rígido |
Autor : | Hora, Karoline Matos da |
Orientador(es):: | Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa |
Assunto:: | Avaliação do ciclo de vida Pavimentos rígidos Ciclovia Impacto ambiental |
Fecha de publicación : | 17-feb-2022 |
Data de defesa:: | 24-sep-2021 |
Citación : | HORA, Karoline Matos da. Metodologia para avaliação do ciclo de vida de ciclovias de pavimento rígido. 2021. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | O crescimento das cidades traz como um dos desafios a necessidade em melhorar a mobilidade urbana. Aliado a isso, é preciso incentivar modais de transportes que sejam menos poluentes. Nesse cenário, surge a bicicleta como uma alternativa viável e que contribui para alcançar a mobilidade sustentável. Pensando nisso, os investimentos em malhas cicloviárias aumentaram significativamente nos últimos anos. Essas estruturas precisam propiciar um tráfego seguro aos usuários e também serem projetadas e executadas de forma a promoverem a sustentabilidade. Para isso, é preciso que haja informações que auxiliem projetistas e construtores a escolherem sistemas construtivos que atendam esses requisitos. O objetivo desse trabalho é propor uma metodologia de avaliação do ciclo de vida e análise do estado de conservação das ciclovias de pavimento rígido que possa subsidiar as tomadas de decisões em futuros projetos de sistemas semelhantes. Para isso, foi feita a caracterização da ciclovia em pavimento de concreto da Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. Em seguida, inspeções foram feitas nessa estrutura a fim de observar os danos existentes e intervenções feitas. Após isso, foi realizada a avaliação do ciclo de vida (ACV) da ciclovia estudada com a finalidade de identificar e quantificar os danos ambientais causadas por ela. Os resultados mostraram que houve a realização de intervenções na ciclovia. Além disso, houve um aumento significativo dos danos, porém não se refletiu ainda numa piora na classificação do índice de fator de dano de ciclovia (FDC). Nos estudos de ACV, a camada de pavimento e a etapa de produção são as mais prejudiciais ao meio ambiente. A troca de cimento impactou significativamente nos resultados, enquanto que a troca de agregado graúdo por reciclado não trouxe mudanças significativas. A metodologia proposta se mostrou adequada para auxiliar na tomada de decisão em projetos. |
Abstract: | The growth of cities brings as one of the challenges the need to improve urban mobility. In addition, it is necessary to encourage modes of transport that pollute less. In this scenario, the bicycle emerges as a viable alternative that contributes to achieving sustainable mobility. Particularly in urban areas, investments in bicycle paths have increased significantly in recent years. These structures need to provide safe traffic to users while designed and built to promote sustainability. Therefore, there is a need to provide the necessary information to help designers and builders choose construction systems that follow these requirements. This research aims to propose a methodology for evaluating the life cycle and analyzing the state of conservation of rigid pavement cycle paths that can support decision-making in future projects for similar systems. A model was developed to integrate the bicycle paths' structural characteristics and in-situ inspections to observe the existing damages and interventions made. The chosen concrete bicycle path is located in Esplanada dos Ministerios, in Brasilia DF. A life cycle assessment (LCA) was applied to identify and quantify the environmental damage caused by the studied bicycle path. The results showed that there was maintenance on the bicycle path. Besides, there was a significant increase in damage, but it has not yet reflected in a worse ranking in the bicycle lane damage factor (FDC) index classification. In LCA studies, the pavement layer and the production stage are the most harmful to the environment. The cement change significantly impacted the results, while the change of coarse aggregate for recycled one did not bring significant changes. Therefore, the proposed methodology has been suitable for application in concrete bicycle paths and helps in project decision-making. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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