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Titre: Um modelo para regulação dos direitos de transmissão de futebol
Auteur(s): Santos, Anderson David Gomes dos
Orientador(es):: Paulino, Fernando Oliveira
Coorientador(es):: Bolaño, César Ricardo Siqueira
Assunto:: Regulação
Transmissão de futebol
Políticas de comunicação e cultura
Date de publication: 17-fév-2022
Référence bibliographique: SANTOS, Anderson David Gomes dos. Um modelo para regulação dos direitos de transmissão de futebol. 2021. 461 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: A partir do eixo teórico-metodológicos da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC), em diálogo com os estudos de Políticas de Comunicação e Cultura, esta pesquisa tem como objetivo constituir critérios a serem considerados para a regulação da transmissão de torneios de futebol. Para isso, apresentamos estudos de caso sobre como Brasil, Argentina, México, Uruguai, Portugal e Espanha normatizaram e regularam a transmissão de eventos esportivos considerando os primeiros vinte anos do século XXI. O negócio da venda de direitos de transmissão de eventos esportivos tem como marco principal os anos 1990, contextualizado historicamente em uma nova fase de difusão do esporte com auxílio de sua exibição na televisão. O futebol se consolidou como um programa importante para adquirir audiência, gerando a partir de então inúmeras disputas judiciais entre concorrentes de mercados de mídia. A entrada de novos agentes estrangeiros no mercado, especialmente na TV fechada e por plataformas digitais, acirrou a disputa pelos direitos de transmissão desses eventos, sob uma concorrência maior. Enquanto isso, decisões judiciais no campo econômico ocorreram em diversos lugares do mundo, gerando prerrogativas legais para o negócio, incluindo novas propostas para regulação. Nesse sentido, especialmente na década de 2010, há mudanças em leis sobre o audiovisual que podem apontar caminhos em prol de uma concorrência mais equitativa, inclusive na América Latina, onde Argentina, México e Uruguai criaram novos regulamentos sobre o setor infocomunicacional que tratam do assunto; enquanto no Brasil algumas propostas para regulamentar a venda de direitos de transmissão têm causado mais problemas do que gerado soluções ao mercado. Para alcançar os objetivos, esta tese toma como base teórico metodológica a EPC, de maneira a apresentar uma pesquisa qualitativa com o perfil histórico descritivo crítico que utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo comparativo, correlacionando os casos encontrados para buscar equivalências válidas e escalas de análise. Como fonte de coleta de dados, utiliza-se da pesquisa documental, especialmente a partir das legislações dos países analisados nesta pesquisa, incluindo relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre regulação da concorrência no esporte. Assim, a tese sinaliza como conclusões que é necessário renovar os marcos regulatórios sobre transmissão de jogos de futebol, de maneira a considerá-lo como um conteúdo de interesse social geral, logo, com algumas partidas devendo ser transmitidas em serviço de radiodifusão gratuito e ao vivo. Além disso, também do ponto de vista da apropriação do jogo de futebol enquanto mercadoria, é necessário que os órgãos em defesa da concorrência e o Estado fiquem atentos às diferentes relações de poder em disputa quanto a este bem simbólico, atuando, se necessário, para criar parâmetros mais justos de distribuição de uma receita tão relevante aos clubes.
Abstract: Based on the theoretical-methodological axis of the Political Economy of Communication and Culture (EPC), in dialogue with the studies of Communication and Culture Policies, this research aims to establish criteria to be considered for the regulation of the transmission of soccer tournaments. For this, we present case studies of how Brazil, Argentina, Mexico, Uruguay, Portugal and Spain regulated and regulate the transmission of sporting events considering the first twenty years of the 21th century. The business of selling broadcasting rights to sporting events has as its main landmark the 1990s, historically contextualized in a new phase of sport diffusion with the help of its exhibition on television. Football has established itself as an important program to acquire audiences, generating since then numerous legal disputes between competitors in the media market. The entry of new foreign agents in the market, especially on closed TV and digital platforms, intensified the dispute for the broadcasting rights of these events, under greater competition. Meanwhile, court decisions in the economic field have taken place in different parts of the world, generating legal prerogatives for the business, including new proposals for regulation. In this sense, especially in the 2010s, there are changes in audiovisual laws that may point out paths in favor of more equitable competition, including in Latin America, where Argentina, Mexico and Uruguay created new regulations on the infocommunication sector that deal with the Subject; while in Brazil some proposals to regulate the sale of transmission rights have caused more problems than generating solutions for the market. To achieve the objectives, this thesis takes the EPC as its theoretical-methodological basis, in order to present a qualitative research with a critical historical-descriptive profile that uses bibliographic research and comparative study as technical procedures, correlating the cases found to seek equivalences valid scales and analysis scales. As a source of data collection, documentary research is used, especially from the legislation of the countries analyzed in this research, including a report by the OECD (Organization for Economic Cooperation and Development) on regulation of competition in sport. Thus, the thesis signals as conclusions that it is necessary to renew the regulatory frameworks on the transmission of football matches, to consider it as content of general social interest, therefore, with some matches to be broadcast on a free broadcasting service and live. In addition, also from the point of view of the appropriation of the football game as a commodity, it is necessary that the bodies in defense of competition and the State pay attention to the differences in power relations in dispute regarding this symbolic good to act, if necessary, to create fairer parameters for the distribution of such a relevant income to clubs.
Resumen: Desde el eje teórico-metodológico de la Economía Política de la Comunicación y la Cultura (EPC), en diálogo con los estudios de Políticas de Comunicación y Cultura, esta investigación tiene como objetivo establecer criterios a considerar para la regulación de la transmisión de los torneos de fútbol. Para ello, presentamos estudios de caso de cómo Brasil, Argentina, México, Uruguay, Portugal y España regularon y regulan la transmisión de eventos deportivos considerando los primeros veinte años del siglo XXI. El negocio de venta de derechos de transmisión de eventos deportivos tiene como principal hito la década de los noventa, históricamente contextualizada en una nueva fase de difusión deportiva con la ayuda de su exhibición en televisión. El fútbol se ha consolidado como un importante programa de captación de público, generando desde entonces numerosas disputas legales entre competidores en el mercado mediático. La entrada de nuevos agentes extranjeros en el mercado, especialmente en TV cerrada y plataformas digitales, intensificó la disputa por los derechos de transmisión de estos eventos, bajo una mayor competencia. Mientras tanto, se han producido fallos judiciales en el ámbito económico en diferentes partes del mundo, generando prerrogativas legales para el negocio, incluyendo nuevas propuestas de regulación. En este sentido, especialmente en la década de 2010, hay cambios en las leyes audiovisuales que pueden señalar caminos a favor de una competencia más equitativa, incluso en América Latina, donde Argentina, México y Uruguay crearon nuevas regulaciones sobre el sector de las infocomunicaciones que abordan el tema; mientras que en Brasil algunas propuestas para regular la venta de derechos de transmisión han causado más problemas que generar soluciones para el mercado. Para lograr los objetivos, esta tesis toma como base teórico-metodológica la EPC, con el fin de presentar una investigación cualitativa con un perfil histórico-descriptivo crítico que utiliza la investigación bibliográfica y el estudio comparativo como procedimientos técnicos, correlacionando los casos encontrados para buscar equivalencias y escalas de análisis válidas. Como fuente de recolección de datos se utiliza la investigación documental, especialmente de la legislación de los países analizados en esta investigación, incluyendo un informe de la OCDE (Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico) sobre la regulación de la competencia en el deporte. Así, la tesis señala como conclusiones que es necesario renovar los marcos regulatorios sobre la transmisión de partidos de fútbol, con el fin de considerarlo como contenido de interés social general, por tanto, con algunos partidos a retransmitirse en un servicio de retransmisión gratuita y en vivo. Además, también desde el punto de vista de la apropiación del juego de fútbol como mercancía, es necesario que los órganos de defensa de la competencia y el Estado presten atención a las diferencias en las relaciones de poder en disputa en torno a este bien simbólico con el fin de actuar, si es necesario, para crear parámetros más justos para la distribución de ingresos tan relevantes a los clubes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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