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Título: Sequências didáticas para desenvolvimento e avaliação da oralidade em inglês língua estrangeira : proposta para Contexto de Aprendizagem por Ciclos à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem
Autor(es): Sousa, Anita Angelica Cruz de Paiva
Orientador(es): Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto: Avaliação orientada para aprendizagem (LOA)
Ciclos de aprendizagem
Oralidade
Sequência didática
Data de publicação: 17-Fev-2022
Referência: SOUSA, Anita Angelica Cruz de Paiva. Sequências didáticas para desenvolvimento e avaliação da oralidade em inglês língua estrangeira: proposta para Contexto de Aprendizagem por Ciclos à luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem. 2021. 253 f.,il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo documental de abordagem qualitativa, situado na seara da Linguística Aplicada, teve como objetivo geral propor Sequências Didáticas (SDs) para desenvolvimento e avaliação da oralidade em Inglês LE em centros públicos de línguas (CILs) do Distrito Federal (DF) à luz da abordagem teórico-metodológica da Avaliação Orientada para Aprendizagem (Learning-Oriented Assessment – LOA). Seus objetivos específicos foram: 1) caracterizar o ensino e avaliação da oralidade em LI em âmbitos da Secretaria de Estado de Educação do DF; 2) identificar os objetivos de aprendizagem e as condições para o desenvolvimento da oralidade nos CILs e 3) elencar gêneros discursivos e tarefas para a elaboração de SDs voltadas para o desenvolvimento da oralidade em LI no primeiro ciclo de um dos currículos dos CILs com suporte da LOA. Os pilares teóricos que deram sustentação a este estudo foram: 1) a oralidade como prática social (MARCUSCHI, 2010), devidamente complementada pelo que preconiza o Quadro de Referência para a Oralidade (QRO) (MERCER; WARWICK; AHMED, 2017); 2) os ciclos de aprendizagem (PERRENOUD, 2004), organização escolar prevista para os CILs; 3) as teorias em torno de Sequências Didáticas e as orientações de sua construção em torno de gêneros discursivos (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), e 4) os pressupostos que identificam a LOA como abordagem que considera a importância de tomar avaliações formativas e somativas em favor das aprendizagens (JONES; SAVILLE, 2016). Os dados coletados mostraram que a avaliação e a oralidade são abordadas nos referidos documentos, sendo dada primazia para avaliação formativa sem se desconsiderar o lugar ainda presente da somativa, e reconhecendo -se o lugar da oralidade como habilidade a ser ensinada, aprendida e avaliada. Além disso, para que tal habilidade possa se desenvolver nos contextos de CILs, no entanto, é fundamental que seja devidamente exercitada e ensinada, levando-se em consideração os aspectos que lhe são inerentes, assim como a organização escolar em que se faz inserida, a saber e neste caso, os ciclos de aprendizagem. Dessa forma, fora possível não apenas propor duas SDs para o ciclo pesquisado, como também alinhá-las aos pressupostos da LOA. Contudo, para comprovação de sua eficácia, faz-se necessária sua testagem em contextos reais de ensino
Abstract: This document qualitative study, situated in the scope of Applied Linguistics, had as its general objective to propose Didactic Sequences (SDs) to the development and assessment of oracy in English as a Foreign Language (EFL) in the light of the theoretical-methodological approach of Learning-Oriented Assessment (LOA) in public language centers (CILs) located in the Federal District (DF), Brasília, Brazil. Its specific objectives were: 1) characterize the teaching and assessing processes of oracy in EFL settled by the Department of Education in DF (SEEDF); 2) identify learning goals and conditions for the development of oracy in CILs, and 3) list discursive genres and tasks to design SDs aimed at the development of oracy in EFL to the first cycle of one of CIL’s curricula supported by LOA. The theoretical basis that supported this research were: 1) oracy as a social practice (MARCUSCHI, 2010), which was complemented by the Oracy Framework of Reference (QRO) (MERCER; WARWICK; AHMED, 2017); 2) learning cycles (PERRENOUD, 2004), the school organization model established to CILs; 3) theories on SDs and orientations on how to build such procedures having discursive genres as guidelines (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), and 4) assumptions that identify LOA as an approach that considers the importance of taking formative and summative assessment in favor of learning (JONES; SAVILLE, 2016). The collected data showed that assessment and oracy are addressed in the documents, in which is given priority to formative assessment without ignoring the still present place of summative procedures, and recognizing the place of oracy as a skill that needs to be taught, learned and assessed. However, in order to be developed in CILs, it is crucial that it be properly practiced and taught, taking into account its inherent aspects as well as the school organization in which it is inserted, namely and in this case, the learning cycles. Hence, it was possible not only to purpose two SDs to the researched cycle, but also to align them to LOA’s assumptions. Nevertheless, to prove their effectiveness, it is necessary to test them in real teaching contexts
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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