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ARTIGO_VivenciasInfantisTerritorios.pdf1,13 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal
Autre(s) titre(s): Experiencias infantil e sen los territorios de Paranoá e Itapoã e nel Distrito Federal
Children's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federa lDistrict
Auteur(s): Corrêa, Marina de Santana
Fernandes, Maria Lídia Bueno
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2858-1092
https://orcid.org/0000-0003-4878-3115
Assunto:: Motivação na educação
Aprendizagem
Educação
Cidadania
Relação Comunidade-Escola
Date de publication: 11-mai-2021
Editeur: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Référence bibliographique: CORRÊA, Marina de Santana; BFERNANDES, Maria Lidia Bueno. Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 27, e35202, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35202. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35202. Acesso em: 17 fev. 2022.
Résumé: A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.
Abstract: The research presents the knowledge production process of 2nd grade children from a school in the Administrative Region of Paranoá, DF. Geographical and historical knowledge about children's localities is constructed in an authorial way and has their experiences as a starting point and path for a process of strengthening belonging to the territory. The research demonstrates that producing knowledge through dialogue and inaparticipative way allows to create the school in the territory in a loving and political way. It is an action-research with children that has the study of the environment as a methodology of practical-theoretical support.
Resumen: La investigación presenta el proceso de producción de conocimiento de niños y niñas del 2º año de una escuela dela Región Administrativa de Paranoá, DF. El conocimiento geográfico e histórico sobre las localidades de los niños se construye de manera autoraly tiene sus vivencias como punto de partida y camino para un proceso de fortalecimiento de pertenencia al territorio. La investigación demuestra que producir conocimiento através del diálogo y de forma participativa permite crear la escuela en el territorio de forma amorosa y política. Es una investigación-acción con niños que tiene nel estudio del medio como metodología de apoyo práctico-teórico.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: (CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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