http://repositorio.unb.br/handle/10482/42959
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_AnnaPauladaSilva.pdf | 7,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Musealização e arquivamento da performance : as vicissitudes dos vestígios |
Other Titles: | Musealization and archiving of performance art : the vicissitudes of remains |
Authors: | Silva, Anna Paula da |
Orientador(es):: | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto:: | Performance (Arte) - registro Musealização Obras de arte - arquivamento |
Issue Date: | 17-Feb-2022 |
Data de defesa:: | 22-Jul-2021 |
Citation: | SILVA, Anna Paula da. Musealização e arquivamento da performance: as vicissitudes dos vestígios. 2021. 333 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | Esta tese propõe a alteração da semântica da arte da performance, constituindo análises sobre as narrativas comuns e divergentes, de modo a conceber outras formas de musealização, de arquivamento de obras, e de historicização da linguagem, a partir das vicissitudes dos vestígios. À vista disso, este trabalho amplia os sentidos empregados sobre a performance e os seus vestígios, discorrendo sobre modos de apresentá-los a partir da musealização e do arquivamento, envolvendo a pesquisa, a preservação e a comunicação realizadas pelos agenciamentos, que, por sua vez, não se restringem apenas aos artistas, mas também abarcam outras (co)autorias, tais como público, profissionais de museus, críticos, pesquisadores, curadores, entre outros. Deste modo, a tese revisou alguns sentidos, como o de “posse”, tendo em vista a institucionalização dos vestígios — e não das ações —, e o fato de estes serem passíveis de interpretações e de agenciamentos. Os vestígios são o ponto crucial desta pesquisa, compreendidos como materiais e transcricionais, por seu caráter de índice e de partitura da trajetória de obras de arte da performance. A análise dos vestígios se deu em escala, tendo como enfoque a performatividade enquanto criação de realidades e de interpretação, e constituindo reflexões sobre como estes materiais possibilitam a ativação e a iteração de ações performáticas, em uma perspectiva documental ou em uma reperformance. Para tanto, foram realizadas: revisão teórica, a partir de referenciais nacionais e internacionais, de estudos da performance, da História da Arte, da Museologia, da Filosofia, da Sociologia e de outros campos do conhecimento; pesquisas sobre obras, projetos, programas, arquivos e plataformas, em instituições nacionais e internacionais; visitas técnicas em diversos museus e no arquivo do Museu Guggenheim, em Nova York; e entrevistas com artistas e profissionais da área. Esta tese está estruturada em discussões e análises sobre a musealização da linguagem, na observação e na ampliação das perspectivas sob os vestígios, na compreensão da partilha das (co)autorias e na indicação de premissas que constituam um arquivo performativo, entendido como espaço que garante a contínua visualidade e visibilidade da performance e dos seus vestígios. |
Abstract: | This thesis proposes to change the semantics of performance art by constituting analyses about common and divergent narratives, to conceive other forms of musealization, archiving of works, and the historicization of performance art from the vicissitudes of the remains. Therefore, this work expands the meanings applied on performance, discussing ways of presenting it through musealization and archiving, involving research, the preservation and the communication carried out by the agents which, in turn, are not restricted only to artists, but also encompass other (co)authorship, such as the public, museum professionals, critics, researchers, curators, among others. In this way, the thesis reviewed some meanings such as "possession" bearing in mind the institutionalization of remains — and not the actions —, and the fact that these remains may be subject to interpretations and agency. The remains are the crucial point of this research. They are understood as material and transcriptional, for their character of index and score of the trajectory of performance artworks. The analysis of the remains took place in scale focusing on performativity as the creation of realities and interpretation, and constituted reflections on how these materials enable the activation and the iteration of performative actions, in a documental perspective or a reperformance. To this end, it was carried out a national and international theoretical review on Performance Studies, Art History, Museology, Philosophy, Sociology, and other fields of knowledge; research on works, projects, programs, archives, and platforms in national and international institutions; technical visits to several museums and the archive of the Guggenheim Museum in New York; and interviews with artists and professionals in the field. This thesis is structured on discussions and analyses about the musealization of performance art, the observation and broadening of perspectives on remains, the understanding of the sharing of (co)authorships and the indication of premises that constitute a performative archive which is understood as a space that ensures the continuous visuality and visibility of the performance art and its remains. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.