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Titre: O uso das TIC e a inclusão escolar da criança com deficiência física, egressa da Educação Precoce, na Educação Infantil do sistema Público de ensino do Distrito Federal
Auteur(s): Silva, Elizabete Maria de Souza
Orientador(es):: Souza, Amaralina Miranda de
Assunto:: Tecnologia da informação e da comunicação
Inclusão escolar
Educação infantil
Educação precoce
Date de publication: 24-fév-2022
Référence bibliographique: SILVA, Elizabete Maria de Souza. O uso das TIC e a inclusão escolar da criança com deficiência física, egressa da Educação Precoce, na Educação Infantil do sistema Público de ensino do Distrito Federal. 2021. 222 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Este estudo de mestrado teve como objetivo compreender o uso das TIC, como recurso de apoio para a inclusão escolar da criança com deficiência física, egresso da Educação Precoce, na Educação Infantil do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. Estudos como o de Bersch (2013), Galvão Filho (2009, 2012) e Souza (2015) mostram que para as pessoas com deficiência física, o desenvolvimento e o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado maneiras variadas de interação, de comunicação e participação dessas pessoas em diversos contextos, fazendo-as superar as barreiras impostas pelo meio e pelas suas necessidades específicas. Nessa perspectiva, as TIC, têm-se mostrado como ferramentas importantes, muitas vezes imprescindíveis para a acessibilidade deste estudante no espaço de interação social e construção de aprendizagens nos diferentes contextos. Este foi o foco principal deste estudo que passou pela observação das evidências do trabalho pedagógico inter e multidisciplinar realizado para atender a diversidade de demandas educacionais e de aprendizagem de todos os estudantes, considerando às suas características pessoais, mas efetivamente, garantindo um ambiente escolar para que todos aprendam no seu tempo e do seu jeito, compartilhando novas formas de aprender. A abordagem da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky, em que evidencia o desenvolvimento humano através da interação e apropriação de instrumento de mediação, foi uma abordagem teórica também de referência, visto que a deficiência não constituiu em si um impedimento para o desenvolvimento do indivíduo, mas nas possibilidades oferecidas por estas trocas e mediações estabelecidas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso com análise documental, entrevista semiestruturada, roda de conversa e observação participante. O percurso metodológico foi sustentado nos pressupostos teóricos de Creswell (2010) e Yin (2015, 2016), como desencadeadores do estudo da realidade do contexto pesquisado, com mapeamentos das Unidades Escolares (UE) que receberam os estudantes egressos da Educação Precoce com deficiência física na Educação Infantil e, sendo feita a seleção do local e dos sujeitos da pesquisa. Buscou-se identificar em que medida a UE tem utilizado as TIC e outros recursos tecnológicos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem desses estudantes em uma realidade de aulas remotas. Os dados obtidos foram realizados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) com adaptação da Franco (2018), uma vez que esta análise evidenciou os passos e procedimentos que foram utilizados. Os resultados demonstraram que o uso das TIC de forma intencional em aulas remotas potencializaram o processo de ensino aprendizagem por meio do planejamento intencional pedagógico, com o acolhimento frente ao contexto pandêmico, com a interação na construção pedagógica e da mediação pedagógica com o uso das TIC, tendo como desafio a inclusão escolar do estudante com deficiência física na Educação Infantil. Almeja-se que este estudo possa trazer contribuições aos profissionais que atuam na Educação Infantil para consideração das possibilidades do uso da TIC no processo de aprendizagem e inclusão escolar das crianças egressas da Educação Precoce do Distrito Federal.
Abstract: This master's study aimed to understand the use of ICT as a support resource for school inclusion of children with physical disabilities, egresses from Early Education, in Early Childhood Education in the Public Education System of the Federal District. Studies such as those by Bersch (2013), Galvão Filho (2009, 2012) and Souza (2015) show that for people with physical disabilities, the development and the use of Information and Communication Technology (ICT) have provided varied ways of interaction, communication and participation of these people in several contexts, making them overcome the barriers imposed by the environment and by their specific needs. In this perspective, ICT has shown itself to be an important tool, often essential for the accessibility of this student in the space of social interaction and construction of learning in different contexts. This was the main focus of this study, which went through the observation of the evidence of inter and multidisciplinary pedagogical work carried out to meet the diversity of educational and learning demands of all students, considering their personal characteristics, but effectively ensuring a school environment so that everyone learns in their own time and in their own way, sharing new ways of learning. The approach of Vygotsky's Cultural-Historical Psychology, in which he highlights human development through interaction and appropriation of mediation tools, was also a theoretical approach of reference, since the disability was not in itself an impediment to the development of the individual, but in the possibilities offered by these exchanges and mediations established. Of qualitative approach, the research was carried out by means of a case study with documental analysis, semi-structured interview, conversation circle, and participant observation. The methodological path was supported on the theoretical assumptions of Creswell (2010) and Yin (2015, 2016), as triggers for the study of the reality of the researched context, with mappings of the School Units (EU) that received students egressing from Early Education with physical disabilities in Early Childhood Education and, being made the selection of the location and research subjects. We sought to identify to what extent the EU has used ICT and other technological resources to support the teaching and learning process of these students in a reality of remote classrooms. The data obtained were carried out from the perspective of content analysis by Bardin (2016) with adaptation by Franco (2018), since this analysis highlighted the steps and procedures that were used. The results showed that the use of ICT intentionally in remote classes potentiated the teaching-learning process through pedagogical intentional planning, with the reception in front of the pandemic context, with the interaction in the pedagogical construction and the pedagogical mediation with the use of ICT, having as a challenge the school inclusion of the student with physical disability in Early Childhood Education. It is hoped that this study can bring contributions to the professionals who work in Early Childhood Education to consider the possibilities of the use of ICT in the learning process and school inclusion of children in Early Childhood Education in the Federal District.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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