Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43014
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EmmanuelHenriqueSouzaRodrigues.pdf7,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Viviane Cristina-
dc.contributor.authorRodrigues, Emmanuel Henrique Souza-
dc.date.accessioned2022-03-08T21:15:58Z-
dc.date.available2022-03-08T21:15:58Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Emmanuel Henrique Souza. Uma recontextualização de discursos sobre dissidências de gênero e sexualidade: algumas possibilidades de se fazer transformação da/na escola. 2021. 219 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43014-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese trata de possibilidades de se fazer transformação na/da escola a partir de recontextualizações discursivas sobre dissidências de gênero e sexualidade. É um trabalho que se fundamenta em reflexões decoloniais e na teoria cuir para a leitura das conversas-entrevistas feitas com os copesquisadores e copesquisadoras presentes na Escola do Amanhã. A Escola aqui é entendida como um agente da pesquisa, para além de qualquer compreensão dela como campo de pesquisa ou outro rótulo semelhante: ela é um corpo vivo que gerou o Projeto Diversidade na Escola e pôde acolher o Programa Mulheres Inspiradoras. Nas dinâmicas etnográfico-colaborativas do estudo, a vivência e observação das possibilidades pedagógicas do Projeto Diversidade na Escola num diálogo interdiscursivo com o Programa Mulheres Inspiradoras trazem, para o Programa Mulheres Inspiradoras, novas linhas de ação, ao mesmo tempo em que ao Projeto Diversidade na Escola, outras estratégias de aprimoramento. A leitura linguístico-discursiva que permeia tudo aquilo que esta tese apresenta é fundamentada nos Estudos Críticos do Discurso, numa dinâmica que se entende decolonial e reinventante de si, trazendo elementos a mais que a proposta clássica da Análise de Discurso Crítica apresenta, sendo este o referencial teórico principal do trabalho. A perspectiva da Teoria Cuir é somada enquanto percepção do que é gênero e sexualidade, também para a compreensão do que são as dissidências de gênero e sexualidade, para além do que a sigla LGBTQIA+ possa demonstrar, ampliando o escopo de observação das pessoas. Os resultados da tese apontam, por um lado, que os processos de interdiscursividade e recontextualização estiveram presentes nos dois projetos estudados, em suas dimensões discursivas, na abertura para uma escola aberta às dinâmicas de gênero e das dissidências de gênero e sexualidade. Por outro, apontam para os processos próprios de um fazer pedagógico visando um currículo indomável, numa construção de escola consciente das necessidades de renovação de ideias que constrangem as construções identitárias e promova outras formas de construção de ambientes educacionais num desdobramento sobre fazer educação. Os movimentos discursivos analisados na pesquisa, que revelam este fazer pedagógico portador de criticidade, visam à abertura das celas de aula para as vozes e anseios que se projetam desde os corredores da escola, num constante ouvir do currículo indomável, que nasce do currículo oculto e pede outras compreensões do que é o fazer educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma recontextualização de discursos sobre dissidências de gênero e sexualidade : algumas possibilidades de se fazer transformação da/na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEstudos críticos do discursopt_BR
dc.subject.keywordTeoria Cuirpt_BR
dc.subject.keywordInterdiscursividadept_BR
dc.subject.keywordRecontextualizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia críticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis deals with possibilities of making a change in/on the school from discursive recontextualizations about gender and sexuality dissidences. It is a work based on decolonial reflections and queer theory. They were used to support the reading of the conversations- interviews made with the co-researchers present at the Escola do Amanhã. The school here is not understood as a research field or any other label. It has agency in the research: it is a living body that generated the Projeto Diversidade na Escola and was able to host the Programa Mulheres Inspiradoras. The observation of the pedagogical possibilities of the Projeto Diversidade na Escola, in an interdiscursive dialogue with the Programa Mulheres Inspiradoras, brings new lines of action to the Programa Mulheres Inspiradoras. At the same time it provides to the Projeto Diversidade na Escola improvement strategies. The linguistic-discursive reading that permeates everything that this thesis presents is based on Critical Discourse Studies. The dynamic used in it is understood as decolonial and it is reinventing itself, bringing more elements than the classic proposal of Critical Discourse Analysis. The perspective of the Queer Theory is added as a perception of what gender and sexuality are. Also, it adds for the understanding of what gender and sexuality dissidences are, beyond what the acronym LGBTQIA+ can demonstrate, expanding the scope of social observation. The thesis' results point to the possibilities of building a school open to other forms of constructing educational environments. Unfolding the ways of thinking education, the opening of the classroom cells to the voices and anxieties that are projected from the school corridors is aimed, in a constant listening to the indomitable curriculum. This indomitable curriculum is born from the hidden curriculum and asks for other understandings of what it is to do education.pt_BR
dc.contributor.emailmanu.rodrigues.nb@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.