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dc.contributor.advisorBarbato, Silviane Bonaccorsi-
dc.contributor.authorAlmeida, Tainá Mani-
dc.date.accessioned2022-03-15T16:56:30Z-
dc.date.available2022-03-15T16:56:30Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.date.submitted2021-11-19-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tainá Mani.Maternagem e espectro do autismo: um estudo de caso com narrativas. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43028-
dc.descriptionDissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a produção de significados éticos narrados, acerca dos processos de maternagem da criança com transtorno do espectro do autismo. A experiência do feminino é historicamente caracterizada por rituais estabelecidos como normativos, entre eles a maternidade e as suas reverberações, quando tais reverberações são um diagnóstico de autismo, a experiência da maternidade é modificada, reposicionando a figura feminina, seus desejos, seus cuidados individuais e maternais. Essa pesquisa referencia-se a pressupostos da psicologia cultural, tais como os processos de produção de significados, identidades, ambivalências, reflexividades e entridade materna-filho-comunidade. Para a compreensão desse processo, orientado pela epistemologia qualitativa, realizou-se um estudo de caso narrativo com a mãe de um menino com autismo, sendo realizadas um total de quatro entrevistas, as quais foram submetidas a uma análise dialógica do discurso. Os resultados indicaram os seguintes temas: o processo de luto frente ao diagnóstico; o protagonismo feminino nas relações parentais; a maternagem como produção do cuidado ético; gênese e desenvolvimento do ativismo materno, e a produção de novas formas de existir em um mundo pós-pandêmico. A subjetividade narrativa concretizada nos relatos indica que os espaços de (des)construção acerca do maternar são explorados e compreendidos em sua entridade como produtores e facilitadores de um diverso ser-e-estar-no-mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMaternagem e espectro do autismo : um estudo de caso com narrativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMaternagempt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.keywordNarrativaspt_BR
dc.subject.keywordCuidado éticopt_BR
dc.subject.keywordAtivismopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - criançaspt_BR
dc.description.abstract1The aim of this narrative study is to analyze the production of ethical meanings about the mothering process that children with autism spectrum disorder go through. The female experience is historically characterized by established rituals based on social norms, among them is motherhood and its reverberations. When these reverberations refer to an autism diagnosis, the motherhood experience is transformed, repositioning the female figure; her wishes; as well as self-care and maternal care. This study refers to cultural psychology assumptions, such as meaning production; identity; ambivalences; reflections and mother-child-community in-between. In order to understand this process, a narrative case study was conducted using qualitative epistemology. The narrative case consists of the mother of a child with autism spectrum disorder. Four interviews took place and underwent a dialogical discourse analysis. The results have indicated the following themes: the grieving process due to the diagnosis; the female leadership in parental relationships; mothering as the production of ethical care; genesis and the development of motherhood activism; as well as the production of new ways to exist in a post- pandemic world. The subjectivity that is present in the reports indicates that the (de)construction spaces concerning mothering are explored and understood in its in-between as producers and facilitators of a diverse being and acting in the world.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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