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Título: Maternagem e espectro do autismo : um estudo de caso com narrativas
Autor(es): Almeida, Tainá Mani
Orientador(es): Barbato, Silviane Bonaccorsi
Assunto: Maternagem
Transtorno do Espectro Autista
Narrativas
Cuidado ético
Ativismo
Autismo - crianças
Data de publicação: 17-Mar-2022
Referência: ALMEIDA, Tainá Mani.Maternagem e espectro do autismo: um estudo de caso com narrativas. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a produção de significados éticos narrados, acerca dos processos de maternagem da criança com transtorno do espectro do autismo. A experiência do feminino é historicamente caracterizada por rituais estabelecidos como normativos, entre eles a maternidade e as suas reverberações, quando tais reverberações são um diagnóstico de autismo, a experiência da maternidade é modificada, reposicionando a figura feminina, seus desejos, seus cuidados individuais e maternais. Essa pesquisa referencia-se a pressupostos da psicologia cultural, tais como os processos de produção de significados, identidades, ambivalências, reflexividades e entridade materna-filho-comunidade. Para a compreensão desse processo, orientado pela epistemologia qualitativa, realizou-se um estudo de caso narrativo com a mãe de um menino com autismo, sendo realizadas um total de quatro entrevistas, as quais foram submetidas a uma análise dialógica do discurso. Os resultados indicaram os seguintes temas: o processo de luto frente ao diagnóstico; o protagonismo feminino nas relações parentais; a maternagem como produção do cuidado ético; gênese e desenvolvimento do ativismo materno, e a produção de novas formas de existir em um mundo pós-pandêmico. A subjetividade narrativa concretizada nos relatos indica que os espaços de (des)construção acerca do maternar são explorados e compreendidos em sua entridade como produtores e facilitadores de um diverso ser-e-estar-no-mundo.
Abstract: The aim of this narrative study is to analyze the production of ethical meanings about the mothering process that children with autism spectrum disorder go through. The female experience is historically characterized by established rituals based on social norms, among them is motherhood and its reverberations. When these reverberations refer to an autism diagnosis, the motherhood experience is transformed, repositioning the female figure; her wishes; as well as self-care and maternal care. This study refers to cultural psychology assumptions, such as meaning production; identity; ambivalences; reflections and mother-child-community in-between. In order to understand this process, a narrative case study was conducted using qualitative epistemology. The narrative case consists of the mother of a child with autism spectrum disorder. Four interviews took place and underwent a dialogical discourse analysis. The results have indicated the following themes: the grieving process due to the diagnosis; the female leadership in parental relationships; mothering as the production of ethical care; genesis and the development of motherhood activism; as well as the production of new ways to exist in a post- pandemic world. The subjectivity that is present in the reports indicates that the (de)construction spaces concerning mothering are explored and understood in its in-between as producers and facilitators of a diverse being and acting in the world.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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