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Titre: Itinerários crítico-sociais no romance Avalovara
Auteur(s): Abreu, Thomaz Antonio Santos
Orientador(es):: Hazin, Elizabeth de Andrade Lima
Assunto:: Fetichismo
Literatura - crítica e interpretação
Opressão
Suprassunção
Figuras conceituais
Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação
Date de publication: 17-mar-2022
Référence bibliographique: ABREU, Thomaz Antonio Santos. Itinerários crítico-sociais no romance Avalovara. 2021. 317 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Nesta tese, propomos uma compreensão do romance Avalovara, de Osman Lins, entendendo esse colosso literário como uma obra cuja crítica social pode ser identificada em todas as suas linhas narrativas, uma vez que elas trazem a marca do pleito político que as engendrou. Dessa forma, pretendemos sustentar que há uma crítica da opressão que atravessa o Romance, por meio de uma crítica do fetichismo. Com esse intuito, na parte I, apresentamos uma possibilidade de entendimento do termo “fetichismo”, tanto em Freud e Marx, quanto em Wittgenstein, e, na parte II, apresentamos interpretações das linhas narrativas do Romance, procurando -se mostrar, em cada uma delas, momentos que podem representar articulações entre a crítica da opressão e a crítica do fetichismo. Na conclusão, argumenta-se a favor da articulação entre essas duas críticas, no sentido de mostrar que o Romance apresenta diferentes caminhos que afirmam um pleito pela suprassunção da opressão por meio de uma experiência da opressão como objeto concreto, do pensamento e da praxis, no âmbito da critica do fetichismo, suprassunção tal que se inscreve, na Obra, como o que Hazin chama de “figura conceitual”, levando-se, também, a uma articulação entre Osman Lins e Paulo Freire.
Abstract: In this thesis, we propose a comprehension of the novel Avalovara, by Osman Lins, taking for granted such literary colossus as a political work whose social criticism can be identified in the totality of its narrative lines, provided that all of them bear the mark of the political plea which engendered them. Thus, we aim to support that there is a critique of oppression which permeates the novel through a critique of fetichism. With this purpose, in part I, we pose a possibility of understanding the term "fetishism", both in Freud and Marx, as well as in Wittgenstein, and, in part II, we pose interpretations of the narrative lines of the novel, aiming at showing, in each one of them, moments that can represent articulations between the critique of oppression and the critique of fetishism. In the conclusion, we argue for the articulation between these two critiques, in the sense that the novel present different paths that affirm a plea for the sublation of oppression through an experience of oppression as a concrete object, in thought and in praxis, in the realm of the critique of fetichism, being that such sublation is inscribed as what Hazin calls "conceptual figure", in the weaving of the novel, which, finally, also leads to an articulation between Osman Lins and Paulo Freire.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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