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Título: Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
Autor(es): Andrade, Gabriela Cristine Rosa
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Trabalho - aspectos sociais
Formação profissional
Saúde
Docência universitária
Data de publicação: 16-Mar-2022
Referência: ANDRADE, Gabriela Cristine Rosa. Docência na Educação Superior: abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde. 2021. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esse estudo objetivou compreender a relação entre o trabalho, a formação e a saúde, frente à história de vida do/da docente universitário/a. Considera-se nessa relação não apenas o que habilita o professor ou a professora a lecionar na universidade, mas também o que permitirá com que ele/ela se reconheça nessa identidade docente e dê sentido àquilo que faz, gerando uma relação de bem-estar e de saúde, mediada pelo seu trabalho (aquilo que faz) e sua formação (aquilo que sabe). Nesse sentido, compreende-se o trabalho como o engajamento em uma atividade que possibilita ao sujeito criar e se constituir, reconhecendo a si mesmo e pelo outro, frente a diferentes contextos. Já a formação que é tida em sentido amplo é o que possibilita ao sujeito se aperfeiçoar e evoluir frente aos tensionamentos da própria história de vida. A saúde é compreendida como um processo multideterminado que permite ao sujeito desenvolver suas potencialidades e recursos pessoais. Essa acepção de saúde leva em consideração que não existe saúde sem saúde mental, por essa razão o termo saúde é utilizado em sentindo amplo, sem dicotomizar saúde orgânica e saúde mental. Diante disso, para o desenvolvimento metodológico da pesquisa foi adotada a perspectiva biográfica e foram analisadas entrevistas de três docentes mulheres de cargo efetivo atuantes na Universidade de Brasília. As análises evidenciaram que o contexto universitário de trabalho é um espaço de possibilidades, de novas experiências e de ressignificação dos sentidos que envolvem o fazer docente, possibilitando processos criativos e salutares. Ter a universidade e o trabalho docente como possibilidades de experiências significativas permite evidenciar o sofrimento e as tensões, porém também ressignificar as adversidades. Esse espaço laboral pode vir a ser constitutivo de trajetórias formativas cada vez mais ricas, gerando processos preventivos de adoecimentos e de desenvolvimento de faculdades, potencialidades, recursos e afetos positivos, logo, de processos de saúde.
Abstract: This study aimed to understand the relationship between work, education, and health in relation to the life history of university teachers. This relationship considers not only what enables the teacher to teach at the university, but also what will allow the professional to recognize himself/herself in this teaching identity and give meaning to what he/she does, generating a relationship of well-being and health, mediated by his/her work (what they do) and his/her training (what they know). In this sense, work is understood as the engagement in an activity that enables the person to create and constitute him/herself, recognizing him/herself and the other person in different contexts. On the other hand, the formation that is taken in a broad sense is what enables the subject to improve and evolve when facing the tensions in his or her own life story. Health is understood as a multidetermined process that allows the person to develop his potentialities and personal resources. This understanding of health takes into account that there is no health without mental health, which is why the term health is used in a broad sense, without dichotomizing organic health and mental health. Therefore, for the methodological development of the research, the biographical perspective was adopted and interviews of three female professors in a permanent position at the University of Brasilia were analyzed. The analyses showed that the university work context is a space of possibilities, of new experiences and of re-signification of the meanings that involve teaching, allowing creative and healthy processes. Considering the university and the teaching work as possibilities of significant experiences allows us to evidence the suffering and the tensions, but also to give new meaning to the adversities. This working space can become constitutive of increasingly rich formative trajectories, generating preventive processes of illnesses and of the development of faculties, potentialities, resources, and positive affections, therefore, of health processes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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