Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Rita Silvana Santana dos | - |
dc.contributor.author | Andrade, Gabriela Cristine Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T21:05:47Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T21:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Gabriela Cristine Rosa. Docência na Educação Superior: abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde. 2021. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43066 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo objetivou compreender a relação entre o trabalho, a formação e a
saúde, frente à história de vida do/da docente universitário/a. Considera-se
nessa relação não apenas o que habilita o professor ou a professora a lecionar
na universidade, mas também o que permitirá com que ele/ela se reconheça
nessa identidade docente e dê sentido àquilo que faz, gerando uma relação de
bem-estar e de saúde, mediada pelo seu trabalho (aquilo que faz) e sua
formação (aquilo que sabe). Nesse sentido, compreende-se o trabalho como o
engajamento em uma atividade que possibilita ao sujeito criar e se constituir,
reconhecendo a si mesmo e pelo outro, frente a diferentes contextos. Já a
formação que é tida em sentido amplo é o que possibilita ao sujeito se
aperfeiçoar e evoluir frente aos tensionamentos da própria história de vida. A
saúde é compreendida como um processo multideterminado que permite ao
sujeito desenvolver suas potencialidades e recursos pessoais. Essa acepção
de saúde leva em consideração que não existe saúde sem saúde mental, por
essa razão o termo saúde é utilizado em sentindo amplo, sem dicotomizar
saúde orgânica e saúde mental. Diante disso, para o desenvolvimento
metodológico da pesquisa foi adotada a perspectiva biográfica e foram
analisadas entrevistas de três docentes mulheres de cargo efetivo atuantes na
Universidade de Brasília. As análises evidenciaram que o contexto universitário
de trabalho é um espaço de possibilidades, de novas experiências e de
ressignificação dos sentidos que envolvem o fazer docente, possibilitando
processos criativos e salutares. Ter a universidade e o trabalho docente como
possibilidades de experiências significativas permite evidenciar o sofrimento e
as tensões, porém também ressignificar as adversidades. Esse espaço laboral
pode vir a ser constitutivo de trajetórias formativas cada vez mais ricas,
gerando processos preventivos de adoecimentos e de desenvolvimento de
faculdades, potencialidades, recursos e afetos positivos, logo, de processos de
saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência universitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to understand the relationship between work, education, and
health in relation to the life history of university teachers. This relationship
considers not only what enables the teacher to teach at the university, but also
what will allow the professional to recognize himself/herself in this teaching
identity and give meaning to what he/she does, generating a relationship of
well-being and health, mediated by his/her work (what they do) and his/her
training (what they know). In this sense, work is understood as the engagement
in an activity that enables the person to create and constitute him/herself,
recognizing him/herself and the other person in different contexts. On the other
hand, the formation that is taken in a broad sense is what enables the subject to
improve and evolve when facing the tensions in his or her own life story. Health
is understood as a multidetermined process that allows the person to develop
his potentialities and personal resources. This understanding of health takes
into account that there is no health without mental health, which is why the term
health is used in a broad sense, without dichotomizing organic health and
mental health. Therefore, for the methodological development of the research,
the biographical perspective was adopted and interviews of three female
professors in a permanent position at the University of Brasilia were analyzed.
The analyses showed that the university work context is a space of possibilities,
of new experiences and of re-signification of the meanings that involve
teaching, allowing creative and healthy processes. Considering the university
and the teaching work as possibilities of significant experiences allows us to
evidence the suffering and the tensions, but also to give new meaning to the
adversities. This working space can become constitutive of increasingly rich
formative trajectories, generating preventive processes of illnesses and of the
development of faculties, potentialities, resources, and positive affections,
therefore, of health processes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|