Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43095
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlessandraMarquesPossebon.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dialética do educar : contradições e superações de uma prática educativa transformadora : a experiência do Educandário Humberto de Campos
Autor(es): Possebon, Alessandra Marques
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Teoria histórico-cultural
Educação transformadora
Movimento educacional brasileiro
Dialética
Contradição
Data de publicação: 18-Mar-2022
Referência: POSSEBON, Alessandra Marques. Dialética do educar: contradições e superações de uma prática educativa transformadora: a experiência do Educandário Humberto de Campos. 2021. 223 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese de doutorado investigou, a partir das vivências e reflexões dos/as educadores (as), as contradições e as superações – forças que se opõem sobre a perspectiva do que é ser educador(a) e das inúmeras relações envolvidas nessa profissão - presentes em uma proposta transformadora de educação. O campo de pesquisa é o Educandário Humberto de Campos, escola filantrópica localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás, que iniciou sua caminhada de transformação no final de 2016. O método se configura como a própria Teoria Histórico Cultural de Vigotski, que pensa os fenômenos de forma dialética. A vivência, menor unidade pessoa – meio, é a ferramenta metodológica utilizada para análise. Compreende-se que há um movimento educacional transformador brasileiro na atualidade que questiona e modifica as estruturas da escola convencional e evidenciamos que a transformação não acontece de modo linear e homogêneo e que são as contradições, quando discutidas e superadas, que possibilitam a transformação escolar, de maneira a não apenas reproduzir o que está instituído, mas, criar e conceber novas relações entre as pessoas e também com o aprendizado.
Abstract: This doctoral thesis investigated, from the experiences and reflections of educators (he and she), the contradictions and overcomings – forces that oppose the perspective of what it is to be an educator (he and she) and give numerous relationships involved in this profession – present in a transformative proposal of education. The research field is Humberto de Campos School, a philanthropic school located in the rural area of Alto Paraíso de Goiás, which began its transformation journey at the end of 2016. The method is configured as Vigotski´s own historical cultural theory, which thinks about the phenomena in a dialectical way. The experiences, the smallest unit of the environment, represents the methodological tool used for analysis. It is understood that there is a brazilian transformative educational movement today that questions and modifies the structures of the conventional school and we showed that the transformation does not happen in a linear and homogeneous way and that it is the contradictions, when discussed and overcome, that make school transformation possible, in order not only to reproduce what is instituted, but to create and conceive new relationships between people and also with learning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.