http://repositorio.unb.br/handle/10482/43129
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_JussaraCordeiroLimeira.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A constituição e o desenvolvimento da profissionalidade de docentes em contratação temporária no Distrito Federal |
Autor(es): | Limeira, Jussara Cordeiro |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Profissionalidade docente Professores temporários Precarização do trabalho docente |
Data de publicação: | 25-Mar-2022 |
Data de defesa: | 1-Out-2021 |
Referência: | LIMEIRA, Jussara Cordeiro. A constituição e o desenvolvimento da profissionalidade de docentes em contratação temporária no Distrito Federal. 2021. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo compreender o desenvolvimento da profissionalidade pelas dimensões constitutivas do trabalho submetido ao regime contratual temporário dos professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. O objeto tem como referencial teórico sobre a profissionalidade docente os estudos de Alves (2012), Cruz (2012; 2017), Dubar (2003; 2012; 2020), Nóvoa (2013; 2014) e Roldão (1998; 2005); e no âmbito da análise das relações do trabalho, Antunes (1999; 2004; 2008; 2018), Lessa (2012) e Oliveira e Carvalho (2010). A abordagem crítica e dialética foi estabelecida no percurso da investigação desse objeto, e recorreu-se à pesquisa bibliográfica, análise documental, aplicação de questionário e análise categorial. O estudo dos professores no sistema de ensino público do Distrito Federal foi abordado pelo dispositivo da contratação temporária, levantando o ingresso e os sentidos do trabalho docente nesse regime de contratação com reflexos na carreira do magistério público. Como dimensões do trabalho na construção e desenvolvimento da profissionalidade docente, as categorias destacadas pelo instrumento de pesquisa foram analisadas sob a ótica das Relações e condições de trabalho, Inserção no magistério público, Mecanismo de inserção na carreira, Formas associativas de pertencimento fragilizado, Afirmação da profissão assumida, Processo formativo e Formação flexível para a empregabilidade e, por fim, (Re) Configuração do trabalho docente e pedagógico. |
Resumen: | La presente investigación científica tiene por objetivo comprender el desenvolvimiento de la profesionalidad por las dimensiones constructivas del trabajo sometido al régimen contractual temporario de los profesores de la Secretaria de Estado de la Educación del Distrito Federal (SEEDF). El objecto tiene como referencial teórico sobre la profesionalidad docente, los estudios de Alves (2012), Cruz (2012, 2017), Dubar (2003, 2012, 2020), Nóvoa (2013, 2014) e Roldão (1998, 2005); y en el ámbito del análisis de las relaciones de trabajo, Antunes (1999, 2004, 2008 e 2018), Lessa (2012) y Oliveira y Carvalho (2010). El abordaje crítico y dialéctico ha sido establecido en la línea de la investigación de ese objecto y se utilizó la investigación bibliográfica, análisis documental, aplicación de cuestionario y análisis categorial. El estudio de la situación de los maestros nel sistema de educación pública del Distrito Federal, fue abordado por el dispositivo de contratación temporaria, con fulcro nel ingreso y los sentidos del trabajo docente en ese régimen de contratación con consecuencias en la carrera del magisterio público. Como dimensiones del trabajo en la construcción y desenvolvimiento de la profesionalidad docente, las categorías destacadas por el instrumento de investigación se analizaron bajo la óptica de: las relaciones y condiciones de trabajo, ingreso nel magisterio público, mecanismo de ingreso en la carrera, formas asociativas de pertenencia fragilizada, afirmación de la profesión asumida, proceso formativo y formación flexible para la empleabilidad y por fin la (re)configuración del trabajo docente y pedagógico. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.