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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43162
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Titre: Perspectivas da sociedade da informação : abordagem cultural e cenários cotidianos
Autre(s) titre(s): Perspectives of the information society : cultural approach and everyday scenarios
Auteur(s): Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Assunto:: Sociedade da informação
Sociedade do conhecimento
Sociedade em rede
Economia baseada no conhecimento
Cibercultura
Date de publication: 18-déc-2021
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília
Référence bibliographique: ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende. Perspectivas da sociedade da informação: abordagem cultural e cenários cotidianos. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, n. Especial, p. 20-38, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35866. Acesso em: 2 fev. 2022.
Résumé: Apresenta a informação no centro da sociedade contemporânea, sob seis perspectivas propostas por Frank Webster em 1995: econômica, espacial, ocupacional, tecnológica, cultural e do conhecimento. O texto tem início com a evolução de algumas locuções que surgiram para descrever a natureza da era da informação e revela que a expressão Sociedade da Informação incluiu e encapsulou todas as locuções parciais anteriores. O objetivo principal da pesquisa foi contextualizar a perspectiva cultural da Sociedade da Informação concomitantemente com as demais abordagens. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, a fim de explorar e ampliar a revisão de literatura realizada por Webster com o propósito de criar os cenários da Sociedade da Informação aprimorados nos vários ângulos. A pesquisa conclui que a compreensão da Sociedade da Informação em cada uma das perspectivas evidencia aspectos da vida cotidiana indiscutivelmente dependente da informação e do conhecimento, que mudaram permanentemente o modo de viver.
Abstract: Presents information at the center of con-temporary society, under six perspectives proposed by Frank Webster in 1995: eco-nomic, spatial, occupational, technological, cultural and knowledge. The text begins with the evolution of some locutions that emerged to describe the nature of the information age and reveals that the term in-formation society included and encapsulated all previous partial locutions. The main objective of the research was to contextualize the cultural perspective of the information society concurrently with other approaches. The methodology adopted was bibliogra-phic research, to explore and expand the literature review carried out by Webster with the purpose of creating the scenarios of the information society enhanced in va-rious angles. The research concludes that the understanding of the information socie-ty in each perspective highlights aspects of everyday life that are undoubtedly depen-dent on information and knowledge, which have permanently changed the way of living.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Licença Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35866. Acesso em: 2 fev. 2022.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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