Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43185
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemColaborativaOnline.pdf350,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem colaborativa online : uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília
Outros títulos: Online collaborative learninnce : an experience and experience in tutoring in the Health Promotion 3 discipline of the University of Brasilia
Aprendizaje colaborativo en línea : una experiencia y vivencia de tutoría en la disciplina de Promoción de la Salud 3 de la Universidade de Brasilia
Autor(es): Câmara, Estéfane Jennifer Santos
Silva, André Ribeiro da
Assunto: Tutoria
Monitoria
Promoção da saúde
Prática colaborativa online
Data de publicação: 17-Dez-2019
Editora: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
Referência: CÂMARA, Estéfane Jennifer Santos; SILVA, André Ribeiro da. Aprendizagem colaborativa online: uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 88-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/3561184. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20242. Acesso em: 4 fev. 2022.
Resumo: O objetivo desse estudo foi relatar a experiência como tutora de uma disciplina semipre-sencial, aberta para todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB). Estudo descriti-vo, com caráter de relato de experiência sobre a disciplina Promoção da Saúde 3 (PS3). A grande colaboração Inter profissional auxilia no baixo índice de evasão e reprovação dos alunos, atendendo as perspectivas de interação e trabalho em grupo e a reflexão que a disciplina PS3 aborda, seja em qualquer curso da UnB, têm resultados positivos e satisfatórios tanto para os alunos, tanto para quem vivencia a tutoria. Diante do relato exposto, pode-se findar que em suma a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que estimula a produção e integração de vários tipos de conhecimentos cien-tíficos, onde a democratização do saber, segue uma linha tênue com as oportunidades de acesso ao conhecimento.
Abstract: The objective of this study was to report the experience as a tutor of a semipresential discipline, open to all courses of the University of Brasilia (UnB). Descriptive study, with character of experience report on the discipline Health Promotion 3 (PS3). The great col-laboration Inter professional helps in the low rate of evasion and disapproval of the stu-dents, attending the perspectives of interaction and work in group and the reflection that the discipline PS3 addresses, be in any course of the UnB, have positive and satisfactory results both for the students, both for those who experience tutoring. In view of the abo-ve, it can be concluded that, in short, Distance Education (EAD) is a teaching modality that stimulates the production and integration of various types of scientific knowledge, where the democratization of knowledge follows a tenuous line with the opportunities access to knowledge.
Resumen: El objetivo de este estudio fue relatar la experiencia como tutor de una disciplina semi-presencial, abierta para todos los cursos de la Universidad de Brasilia (UnB). Se trata de un estudio descriptivo, con carácter de experiencia sobre la disciplina Promoción de la Salud 3 (PS3). La gran colaboración interprofessional ayudó en la baja tasa de abando-no y al fracaso de los alumnos, encontrando las perspectivas de interacción y trabajo en grupo y la reflexión que la disciplina PS3 aborda, ya sea en cualquier curso de la UnB, teniendo resultados positivos y satisfactorios tanto para los alumnos, como para los que experimentan la tutoría. Por lo anterior, se puede concluir que, la Educación a Distancia (ED) es una modalidad de enseñanza que estimula la producción e integración de diver-sos tipos de conocimiento científico, donde la democratización del conocimiento sigue una línea tenue junto a las oportunidades de acceso al conocimiento.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Licença: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20242. Acesso em: 4 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.5281/3561184
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.