http://repositorio.unb.br/handle/10482/43189
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ARTIGO_ProcessoAvaliacaoContexto.pdf | 324,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O processo da avaliação no contexto psicopedagógico |
Other Titles: | The evaluation process in the psycho-pedagogical context El proceso de evaluación en el contexto psicopedagógico |
Authors: | Santos, Talyta Reis dos Silva, André Ribeiro da |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-2167-9345 |
Assunto:: | Psicopedagia Diagnóstico Avaliação |
Issue Date: | 26-Aug-2020 |
Publisher: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM |
Citation: | SANTOS, Talyta Reis dos; SILVA, André Ribeiro da. O processo da avaliação no contexto psicopedagógico. Revista do CEAM, Brasília, v. 6, n. 1, p. 163-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3958644. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31017. Acesso em: 4 fev. 2022. |
Abstract: | A psicopedagogia é um campo voltado para o estudo das dificuldades nos processos de aprendizagem, diagnóstico e tratamento de suas dificuldades. O objetivo desse trabalho é reconhecer a importância do processo de avaliação presente no contexto psicope-dagógico visando desenvolver os pacientes em suas dificuldades. Mostra a avaliação como uma investigação não linear do processo de aprendizagem, mas que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses que poderão ser confirmadas ao longo do pro-cesso. Trata-se de uma abordagem qualitativa com o estudo de caso do paciente aten-dido durante período do estágio obrigatório, antes com a apresentação de materiais e métodos utilizados pelo psicopedagogo na clínica. Nesse trabalho foi realizado o estudo de caso de um paciente de 8 anos que estuda no 2o ano do Ensino Fundamental, reali-zado em um estágio obrigatório na Clínica Aprender. Foi mostrado passo a passo todo o processo de relação psicopedagogo/paciente, desde o início das seções, entrevista com a família, materiais utilizados durante o período de diagnóstico. Após todo o proces-so, foi realizada a análise dos dados coletados por meio das entrevistas e diagnóstico. Toda a abordagem utilizada foi baseada na avaliação psicopedagógica, sendo esta uma das partes críticas da intervenção psicopedagógica, pois nela são fundamentadas as medidas de prevenção e solução das possíveis dificuldades dos pacientes. |
Abstract: | Psychopedagogy is a field focused on the study of difficulties in the processes of lear-ning, diagnosis and treatment of their difficulties. The objective of this work is to recog-nize the importance of the evaluation process present in the psychopedagogical context in order to develop patients in their difficulties. It shows the evaluation as a non-linear investigation of the learning process, but allows the professional to investigate, to raise hypotheses that can be confirmed throughout the process. This is a qualitative approach with the case study of the patient attended during the period of the mandatory stage, be-fore presenting the materials and methods used by the psychopedagogue in the clinic. In this study, the case study of an 8 year old patient who studied in the 2nd year of elemen-tary school was observed, and held in a mandatory internship at Clínica Aprender. It was shown step by step the entire process of psychopedagogical / patient relationship, from the beginning of the sections, interview with the family, materials used during the diagno-sis period. After the whole process, the data collected through interviews and diagnosis were analyzed. All the approach used was based on psychopedagogical evaluation, being this one of the critical parts of the psychopedagogical intervention, since it is based on the measures of prevention and solution of the possible difficulties of the patients. |
Resumen: | La psicopedagogía es un campo dedicado al estudio de las dificultades en los proce-sos de aprendizaje, diagnóstico y tratamiento de sus dificultades. El objetivo de este trabajo es reconocer la importancia del proceso de evaluación presente en el contexto psicopedagógico, con el objetivo de desarrollar pacientes en sus dificultades. Muestra la evaluación como una investigación no lineal del proceso de aprendizaje, pero que permite al profesional investigar, plantear hipótesis que pueden confirmarse durante todo el proceso. Es un enfoque cualitativo con el estudio de caso del paciente atendido durante el período de pasantía obligatoria, antes con la presentación de materiales y métodos utilizados por el psicopedagogo en la clínica. En este trabajo, se llevó a cabo un estudio de caso de un paciente de 8 años que cursaba el segundo año de primaria. Realizado en una pasantía obligatoria en Clínica Aprender. El proceso de relación psico-pedagogo / paciente se mostró paso a paso, desde el inicio de las sesiones, entrevistas con la familia, materiales utilizados durante el período de diagnóstico. Después de todo el proceso, se analizaron los datos recopilados a través de entrevistas y diagnósticos. Todo el enfoque utilizado se basó en la evaluación psicopedagógica, que es una de las partes críticas de la intervención psicopedagógica, ya que se basa en las medidas de prevención y solución de las posibles dificultades de los pacientes. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Licença:: | Copyright (c) 2020 Talyta Reis dos Santos, André Ribeiro da Silva (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/31017. Acesso em: 4 fev. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.5281/zenodo.3958644 |
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