Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.contributor.author | Sousa, Diogo Bacellar | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T21:14:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T21:14:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Cidadania nas pesquisas em ensino de ciências: diálogo entre pesquisadores. 2021. 353 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43215 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese “Cidadania nas pesquisas em Ensino de Ciências: diálogo entre pesquisadores”
apresentou o reconhecimento da complexidade dos sentidos de cidadania em pesquisas no Ensino de Ciências realizadas por nove Agentes sociais específicos(as) que se dedicam em questões do exercício de uma Cidadania em constante negociação de sentidos. Objetivou-se a compreensão dos sentidos dos discursos produzidos por esses(as) Agentes, estabelecendo as relações e sentidos de Cidadania atribuídos às suas práticas. A construção do objeto de pesquisa foi abarcada pelo suporte teórico da sociologia de Pierre Bourdieu a partir de conceitos gerais e centrais por meio de uma apropriação conceitual tópica do autor como capital científico e campo. Apresentou-se o entendimento da Cidadania em parte da história brasileira, bem como se encontra, de maneira geral, no Ensino de Ciências, por meio da análise de artigos em periódicos específicos. A metodologia utilizada foi prioritariamente
pesquisa qualitativa e também o enfoque quantitativo, sendo os dados discutidos e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011), com o sentido de desvelar categorias, a partir de entrevistas realizadas com os nove pesquisadores(as) específicos(as). Por meio do software Atlas TI, e com a análise do conteúdo dos discursos dos(as) pesquisadores(as), construíram-se duas categorias, sendo: ação prática entre cidadania e o ensino de ciências, com as subcategorias: prática política e ativismo; justiça social e construção do diálogo; e a segunda categoria: ação reflexiva entre a cidadania e o ensino de ciências, com as
subcategorias: tomada de consciência e utopia. Essas categorias desdobraram-se em três
sentidos de síntese das principais convergências abordadas entre os conteúdos dos discursos dos(as) pesquisadores(as) a respeito da Cidadania e o Ensino de Ciências, sendo: a dimensão social; a abordagem temática-conceitual e o desdobramento em ações. A dimensão social ratificou a importância dos saberes sociais e científicos dominantes, com o reconhecimento de referenciais que enfatizem a sociedade brasileira e suas especificidades no desenvolvimento ético e moral para ações justas e virtuosas em uma sociedade tão desigual na qual se encontra o Brasil. Na abordagem temática-conceitual, mediante estudos freireanos e suas derivações, tornou-se evidente para o reconhecimento das diferentes igualdades e desigualdades de instituições de ensino brasileiro, o que potencializa uma visão de mundo e a busca de uma coletividade de ações embasadas por conhecimentos científicos com a pretensão de desenvolvimento de uma cidadania brasileira mais consciente e coletiva. Portanto, a tese contribuirá para algumas reflexões sobre o modo como o conceito de Cidadania está disposto em ações e intencionalidades dos(as) pesquisadores(as) na área do Ensino de Ciências, o que pode ser um fator limitador de perspectivas de cidadania, visto a legitimação de uma forma de poder em reprodução de suas referências. Além da pluralidade de sentidos ocasionando a
modificação de sentido de Cidadania, foram reconhecidas dificuldades relacionadas ao fosso entre conhecimento, consciência crítica para tomada de decisões e ação efetiva, bem como entre o trabalho feito na Escola e o que o sujeito incorpora, tendo o currículo como fator ou potencial limitador para questões de cidadania devido ausência de complexidades sociais e científicas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cidadania nas pesquisas em ensino de ciências : diálogo entre pesquisadores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sentidos de cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação prática e reflexiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dimensão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agentes sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Watanabe, Graciella | - |
dc.description.abstract1 | The thesis "Citizenship in Science Teaching Research: dialogue between
researchers" presented the recognition of the complexity of the meanings of
citizenship in research in Science Teaching carried out by nine specific social agents
who are dedicated to issues of exercising citizenship in constant negotiation of
meanings. The objective was to understand the meanings of the speeches produced
by these Agents, establishing the relationships and meanings of Citizenship
attributed to their practices. The construction of the research object was
encompassed by the theoretical support of Pierre Bourdieu's sociology from general
and central concepts through a topical conceptual appropriation of the author as
scientific capital and field. The understanding of Citizenship in part of Brazilian history
was presented, as well as it is found, in general, in Science Teaching, through the
analysis of articles in specific journals. The methodology used was primarily
qualitative research and also the quantitative approach, with the data discussed and
analyzed based on Bardin's Content Analysis (2011), with the aim of unveiling
categories, based on interviews conducted with the nine researchers specifics.
Through the Atlas TI software, and with the content analysis of the researchers'
speeches, two categories were constructed, namely: practical action between
citizenship and science teaching, with the subcategories: political practice and
activism; social justice and dialogue construction; and the second category: reflexive
action between citizenship and science education, with the subcategories:
awareness and utopia. These categories unfolded in three senses of synthesis of the
main convergences addressed between the contents of the researchers' speeches
about Citizenship and Science Teaching, namely: the social dimension; the thematic conceptual approach and the split into actions. The social dimension ratified the
importance of the dominant social and scientific knowledge, with the recognition of
references that emphasize Brazilian society and its specificities in ethical and moral
development for fair and virtuous actions in such an unequal society in which Brazil
finds itself. In the thematic-conceptual approach, through Paulo Freire studies and
their derivations, it became evident for the recognition of the different equalities and
inequalities of Brazilian educational institutions, which enhances a worldview and the
search for a collective of actions based on scientific knowledge with the intention of
developing a more conscious and collective Brazilian citizenship. Therefore, the
thesis will contribute to some reflections on how the concept of Citizenship is
disposed in the actions and intentions of researchers in the field of Science
Teaching, which can be a limiting factor for citizenship perspectives, as the
legitimization of a form of power in reproduction of its references. In addition to the
plurality of meanings causing the change in the meaning of Citizenship, difficulties
were recognized related to the gap between knowledge, critical awareness for
decision-making and effective action, as well as between the work done at the
School and what the subject incorporates, with the curriculum as a limiting factor or
potential for citizenship issues due to the absence of social and scientific
complexities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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