Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar | - |
dc.contributor.author | Barreto, Nivian Paula Barros Viana | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T21:42:55Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T21:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Nivian Paula Barros Viana. A inserção social de tecnologias e metodologias para o uso e gestão sustentável dos recursos hídricos na escola CEF Sargento Lima - DF. 2021. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43218 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a crescente ocorrência de problemas ambientais, torna-se necessário pensar nos
problemas com a água, os mananciais, a fauna e a flora, bens naturais indispensáveis a
todos, inclusive para as gerações futuras. Diante desta realidade, o Centro de Ensino
Fundamental Sargento Lima, que faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá,
institucionalizou o projeto, Caminho das Águas, por meio de oficinas pedagógicas,
partindo da realidade local e considerando as precariedades com o meio ambiente. Este
estudo utilizou a pesquisa participativa, para demonstrar as experiências vivenciadas
entre estudantes, professores e comunidade do CEF, em que todos os envolvidos se
comprometem com a busca por soluções/práticas de responsabilidade e
comprometimento socioambiental. A proposta metodológica foi de atuação em ambiente
on-line com o uso de ferramentas digitais de avaliação e interação. Foi implantado um
diagnóstico para verificar alguns dos hábitos, além do nível de conhecimento dos alunos
sobre o ciclo da água e a inserção de tecnologias para o uso e gestão sustentável de
recursos hídricos na escola. Após as oficinas pedagógicas, o mesmo questionário foi
aplicado para o mesmo grupo de 52 alunos, de 10 a 13 anos, dos 5o e 6o anos do CEF
Sargento Lima. Dentre os temas abordados estão consumo consciente e redução da
poluição hídrica, modelos e estratégias de uso e gestão sustentável dos recursos hídricos.
Essa pesquisa teve como propósito conhecer os limites e as possibilidades da implantação
das tecnologias educacionais na formação técnica da temática água, além da estruturação
de um ambiente virtual de aprendizagem para apoio no ensino e aprendizagem da gestão
dos recursos hídricos e o levantamento do nível de conhecimento dos estudantes sobre as
ciências ambientais. Chegou-se à conclusão de que, após as oficinas, os alunos
respondentes ao questionário demonstraram maior amadurecimento e conscientização
quanto ao uso/desperdício da água. Suas respostas às mesmas questões, em geral, se
mostraram mais bem justificadas. O produto de aprendizagem gerado: o Guia
Educacional, teve por objetivo divulgar as estratégias, metodologias, oficinas
pedagógicas temáticas, que foram desenvolvidas, no CEF Sargento Lima, para estudantes
do quinto e sexto ano. Espera-se que outros professores possam replicar nas suas aulas
sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. O guia foi validado por uma comissão de
professores que o avaliou positivamente. Conclui-se que a proposta é viável de ser
replicada pelos professores, em outras escolas, virtual ou presencialmente com o retorno
das aulas presenciais, com o auxílio do Guia Educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inserção social de tecnologias e metodologias para o uso e gestão sustentável dos recursos hídricos na escola CEF Sargento Lima - DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências ambientais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the increasing occurrence of environmental problems, it becomes necessary to think
about issues with water, water springs, fauna and flora; indispensable natural resources
to everyone, including future generations. In face of this reality, the Centro de Ensino
Fundamental Sargento Lima (Elementary Center Sargent Lima), which is part of the
basins of Paraná, Paranaíba e Corumbá, institutionalized the project Caminho das Águas
(Water Path) by means of pedagogical workshops, considering the local reality and the
precariousness of the natural environment. This study used the participatory research to
demonstrate the experience faced by the students, teachers and the community of the
Elementary Center, in which everyone involved has committed to the search for
solutions/practices of responsibility and socio-environmental commitment. The
methodological proposition was to act in on-line environments by using digital tools of
evaluation and interaction. A diagnosis was implanted to verify some habits, along with
the knowledge of the students about cycle of the water and the insertion of technologies
for usage and sustainable management of hydro-resources at the school. After the
pedagogical workshops, the same survey was applied to the same group of 52 students,
aged 10 to 13 years old, of the 5th and 6th grades of the EC Sargent Lima. Amongst the
addressed themes are conscious consumption and reduction of hydro-pollution, models
and strategies of usage and sustainable management of hydro-resources. This research
had the purpose of discovering the limits and possibilities of implementation of
educational technologies in the technical education on the topic of water, as well as the
structuring of a virtual teaching environment for the purpose of teaching and learning on
management of hydro-resources and the evaluation of the knowledge of the students
regarding environmental sciences. It was concluded that, after the workshops, the students
whom answered the survey exhibited more maturity and awareness regarding the
usage/waste of water. Their answers to the same questions, in general, displayed a higher
level of justification. The learning product generated: the Educational Guide, aimed to
disseminate the strategies, methodologies, thematic pedagogical workshops, which were
developed in cef Sargento Lima for students of the fifth and sixth year. It is expected that
other teachers will be able to replicate in their classes on the sustainable use of water
resources. The guide was validated by a committee of teachers who evaluated it
positively. It is concluded that the proposal is feasible to be replicated by teachers, in
other schools, virtually or in person with the return of face-to-face classes, with the help
of the Educational Guide. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:nivianpaula@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|