Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43218
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_NivianPaulaBarrosVianaBarreto.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A inserção social de tecnologias e metodologias para o uso e gestão sustentável dos recursos hídricos na escola CEF Sargento Lima - DF
Autor : Barreto, Nivian Paula Barros Viana
metadata.dc.contributor.email: mailto:nivianpaula@gmail.com
Orientador(es):: Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto:: Recursos hídricos
Ciências ambientais
Ensino fundamental
Fecha de publicación : 30-mar-2022
Citación : BARRETO, Nivian Paula Barros Viana. A inserção social de tecnologias e metodologias para o uso e gestão sustentável dos recursos hídricos na escola CEF Sargento Lima - DF. 2021. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Com a crescente ocorrência de problemas ambientais, torna-se necessário pensar nos problemas com a água, os mananciais, a fauna e a flora, bens naturais indispensáveis a todos, inclusive para as gerações futuras. Diante desta realidade, o Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, que faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá, institucionalizou o projeto, Caminho das Águas, por meio de oficinas pedagógicas, partindo da realidade local e considerando as precariedades com o meio ambiente. Este estudo utilizou a pesquisa participativa, para demonstrar as experiências vivenciadas entre estudantes, professores e comunidade do CEF, em que todos os envolvidos se comprometem com a busca por soluções/práticas de responsabilidade e comprometimento socioambiental. A proposta metodológica foi de atuação em ambiente on-line com o uso de ferramentas digitais de avaliação e interação. Foi implantado um diagnóstico para verificar alguns dos hábitos, além do nível de conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água e a inserção de tecnologias para o uso e gestão sustentável de recursos hídricos na escola. Após as oficinas pedagógicas, o mesmo questionário foi aplicado para o mesmo grupo de 52 alunos, de 10 a 13 anos, dos 5o e 6o anos do CEF Sargento Lima. Dentre os temas abordados estão consumo consciente e redução da poluição hídrica, modelos e estratégias de uso e gestão sustentável dos recursos hídricos. Essa pesquisa teve como propósito conhecer os limites e as possibilidades da implantação das tecnologias educacionais na formação técnica da temática água, além da estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem para apoio no ensino e aprendizagem da gestão dos recursos hídricos e o levantamento do nível de conhecimento dos estudantes sobre as ciências ambientais. Chegou-se à conclusão de que, após as oficinas, os alunos respondentes ao questionário demonstraram maior amadurecimento e conscientização quanto ao uso/desperdício da água. Suas respostas às mesmas questões, em geral, se mostraram mais bem justificadas. O produto de aprendizagem gerado: o Guia Educacional, teve por objetivo divulgar as estratégias, metodologias, oficinas pedagógicas temáticas, que foram desenvolvidas, no CEF Sargento Lima, para estudantes do quinto e sexto ano. Espera-se que outros professores possam replicar nas suas aulas sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. O guia foi validado por uma comissão de professores que o avaliou positivamente. Conclui-se que a proposta é viável de ser replicada pelos professores, em outras escolas, virtual ou presencialmente com o retorno das aulas presenciais, com o auxílio do Guia Educacional.
Abstract: With the increasing occurrence of environmental problems, it becomes necessary to think about issues with water, water springs, fauna and flora; indispensable natural resources to everyone, including future generations. In face of this reality, the Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima (Elementary Center Sargent Lima), which is part of the basins of Paraná, Paranaíba e Corumbá, institutionalized the project Caminho das Águas (Water Path) by means of pedagogical workshops, considering the local reality and the precariousness of the natural environment. This study used the participatory research to demonstrate the experience faced by the students, teachers and the community of the Elementary Center, in which everyone involved has committed to the search for solutions/practices of responsibility and socio-environmental commitment. The methodological proposition was to act in on-line environments by using digital tools of evaluation and interaction. A diagnosis was implanted to verify some habits, along with the knowledge of the students about cycle of the water and the insertion of technologies for usage and sustainable management of hydro-resources at the school. After the pedagogical workshops, the same survey was applied to the same group of 52 students, aged 10 to 13 years old, of the 5th and 6th grades of the EC Sargent Lima. Amongst the addressed themes are conscious consumption and reduction of hydro-pollution, models and strategies of usage and sustainable management of hydro-resources. This research had the purpose of discovering the limits and possibilities of implementation of educational technologies in the technical education on the topic of water, as well as the structuring of a virtual teaching environment for the purpose of teaching and learning on management of hydro-resources and the evaluation of the knowledge of the students regarding environmental sciences. It was concluded that, after the workshops, the students whom answered the survey exhibited more maturity and awareness regarding the usage/waste of water. Their answers to the same questions, in general, displayed a higher level of justification. The learning product generated: the Educational Guide, aimed to disseminate the strategies, methodologies, thematic pedagogical workshops, which were developed in cef Sargento Lima for students of the fifth and sixth year. It is expected that other teachers will be able to replicate in their classes on the sustainable use of water resources. The guide was validated by a committee of teachers who evaluated it positively. It is concluded that the proposal is feasible to be replicated by teachers, in other schools, virtually or in person with the return of face-to-face classes, with the help of the Educational Guide.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43218/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.