Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43224
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_ÉtienneFigueirêdoFrança.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Coalizões de advocacia na formulação da política de controle de drogas ilícitas no Brasil, no período 1998/2000
Autor(es): França, Étienne Figueirêdo
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Coalizões de advocacia
Drogas ilícitas
Drogas ilícitas- controle
Modelo de Coalizões de Advocacia (MCA)
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: FRANÇA, Étienne Figueirêdo. Coalizões de advocacia na formulação da política de controle de drogas ilícitas no Brasil, no período 1998/2000. 2002. xiii, 296 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Com base no Modelo de Coalizões de Advocacia (MCA) proposto por Sabatier e Jenkins-Smith, a dissertação faz um estudo sobre o controle de drogas ilícitas no Brasil durante o período 1998/2000 e pretende revelar indícios da existência de coalizões de advocacia num subsistema político específico para a questão. Traz uma análise preliminar do conteúdo de textos legais, documentos políticos, publicações especializadas e matérias jornalísticas, que permite aventar a hipótese de que essas coalizões atuavam de forma competitiva, o que poderia ser considerado como uma das causas da falta de consistência na formulação da política de controle de drogas ilícitas no Brasil durante o período em questão.
Abstract: This essay, based on the Advocacy Coalition Framework (ACF) proposed by Sabatier and Jenkins- Smith, is a study about illicit drug control in Brazil during the period 1998/2000 and it has the intention of revealing vestiges of the existence of advocacy coalitions in a policy subsystem specific to the question. This essay brings a preliminary content analysis of legal texts, political documents, specialized publications and journalistic pieces that allows us to raise the hypothesis that these coalitions acted in a competitive way, which could be considered as one of the reasons for the lack of consistence in the illicit drug control policy formulation in Brazil during the period under review.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2002.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.