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Título: Desenvolvimento de um programa de treinamento do comportamento exploratório-manipulativo em crianças, através de estimulação ambiental e reforçamento social
Autor(es): Silva, Vera Lucia Soares da
Orientador(es): Mettel, Thereza Pontual de Lemos
Assunto: Treinamento - avaliação
Crianças - comportamento
Crianças - desenvolvimento
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: SILVA, Vera Lucia Soares da. Desenvolvimento de um programa de treinamento do comportamento exploratório-manipulativo em crianças, através de estimulação ambiental e reforçamento social. 1979. xiii, 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 1979.
Resumo: No presente trabalho é proposto um programa de treinamento do comportamento exploratório-manipulativo para a recuperação das deficiências encontradas no repertório de duas crianças institucionalizadas de 16 e 22 meses, através da utilização de estimulação ambiental e reforçamento social. 0 programa, as técnicas de treinamento, o material utilizado e os efeitos do treinamento são extensamente descritos e discutidos. 0 repertório das crianças apresentou mudanças pós-treinamento correspondentes a níveis mais avançados de desenvolvimento e foram de 3 até 12 meses, considerando-se as respostas avalia das, num período de treinamento que variou de 210 a 270 minutos, em sessões de 30 minutos, realizadas três vezes por sema na. As implicações e limitações da pesquisa são discutidas em detalhes. O trabalho apresenta também uma revisão da literatura do desenvolvimento do exploratório-manipulativo de zero a 20 meses.
Abstract: This project proposes a program for developing manipulatory and exploratory responses in two institutionalized children, aged sixteen and twenty two months, whith severe developmental deficiencies. Environmental and social stimulation were used. The training program and training techniques and their effects are extensively described and analyzed. As a result of the training the childrens' repertoire changed to higher levels of development from three to twelve months. The training sessions had thirty minutes duration and were held three times a week. The total duration of the treatment was 210 minutes for the first child and 2 70 minutes for the second child. The implications and limitations of this kind of work are discussed. The bibliographic review analyzed the development of motor-exploratory behavior in children from birth to twenty moths of age.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 1979.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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