http://repositorio.unb.br/handle/10482/43267
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2021_CamillideCastroBarros.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Entre o prescrito e o efetivamente praticado : um estudo da avaliação para as aprendizagens e dos registros no bloco inicial de alfabetização |
Authors: | Barros, Camilli de Castro |
metadata.dc.contributor.email: | camillicastro2012@gmail.com |
Orientador(es):: | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto:: | Educação Professores - avaliação Alfabetização e letramento Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) Concepções docentes |
Issue Date: | 1-Apr-2022 |
Data de defesa:: | 23-Dec-2021 |
Citation: | BARROS, Camilli de Castro. Entre o prescrito e o efetivamente praticado: um estudo da avaliação para as aprendizagens e dos registros no bloco inicial de alfabetização. 2021. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | O presente estudo analisou as concepções de cinco docentes atuantes nos 1o, 2o e 3o anos do ensino fundamental e da coordenadora pedagógica, de uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a respeito das práticas avaliativas e dos registros na alfabetização. O referencial teórico está ancorado na teoria da transposição didática (CHEVALLARD, 1991); na inventividade e na criatividade do saber-fazer em sala de aula (CHERVEL, 1990) e Chartier (2007); nos aspectos relativos à teoria da fabricação do cotidiano (CERTEAU, 2013). No campo da avaliação e suas múltiplas facetas, o estudo dialoga com Luckesi (2006; 2003), Perrenoud (1999), Hoffmann (2010), Hadji (2001), Villas Boas (2017; 2013; 2012; 2008; 2007; 2006) e Freitas (2014). Além desses, essa temática está ancorada em documentos de base legal, a exemplo das Diretrizes Pedagógicas do bloco inicial de alfabetização (DISTRITO FEDERAL, 2012); as Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala (DISTRITO FEDERAL, 2014a), Diretrizes Pedagógicas para Organização do 2o Ciclo (DISTRITO FEDERAL, 2014b) e no do Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018a). Nos campos da alfabetização e do letramento, dialoga com Soares (2021; 2020; 2012; 2004; 2003), Morais (2019; 2012; 2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2010), Almeida (2006), Carvalho (2005), entre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa (ANGROSINO, 2009; RESENDE, 2009). Para a produção de dados, recorreu-se à entrevista de grupo focal realizada no segundo semestre de 2021, de forma online, por meio da plataforma Meet, com cinco professores/as atuantes em turmas de alfabetização, bem como entrevista semiestruturada presencial com a coordenadora pedagógica de uma escola pública da cidade de Ceilândia- DF. Para o tratamento e análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008). Os resultados apontaram para a defesa da perspectiva formativa de avaliação, de modo que tanto os/as docentes quanto a coordenadora pedagógica mencionaram alternativas didáticas que adotavam para assegurar essa prática. Sobre essa temática, embora tenham ocorrido ressalvas quanto ao RAv – registro avaliativo adotado na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a exemplo do tempo e da formação para apropriação da proposta, os/as profissionais entrevistados/as teceram aspectos positivos quanto a essa opção de avaliação. Foi notória a identificação com a perspectiva de alfabetizar letrando, ainda que docentes tenham recorrido a termos, tais como: codificação, decodificação. Sobre esse aspecto, acrescenta-se que tanto apontaram a supremacia do letramento, por um lado, como, por outro, houve quem defendesse o trabalho com unidades linguísticas menores que o texto. Em se tratando do ciclo de alfabetização, comentou-se, também, sobre a progressão do ensino e das aprendizagens na área de língua portuguesa, de modo a mencionarem o trabalho com a escrita alfabética, a ortografia; vinculado aos gêneros textuais. Ressalta-se, sobre os documentos legais considerados no estudo, o alinhamento das narrativas dos sujeitos entrevistados, com o Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018a), em detrimento da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Sobre esse último documento, nem o aspecto temporal para consolidar a alfabetização (dois ao invés de três anos), vinha impactando o trabalho desenvolvido pelos/as professores/as que contribuíram com a pesquisa, já que tomaram como base os três anos preconizados pelo Currículo em Movimento. |
Abstract: | This study analyzed the conceptions of five teachers working in the 1st, 2nd and 3rd years of elementary school and the pedagogical coordinator of a school of the Secretary of Education of the Distrito Federal, regarding the evaluation practices and the records in literacy. The theoretical framework is anchored in the theory of didactic transposition (CHEVALLARD, 1991); in the inventiveness and creativity of classroom know-how (CHERVEL, 1990) and Chartier (2007); in the aspects related to the theory of the fabrication of everyday life (CERTEAU, 2013). In the field of evaluation and its multiple facets, the study dialogues with Luckesi (2006; 2003); Perrenoud (1999); Hoffmann (2010); Hadji (2001); Villas Boas (2017; 2013; 2012; 2008; 2007; 2006) and Freitas (2014). Besides these, this theme is anchored in legal-based documents, such as the Pedagogical Guidelines of the initial literacy block (DISTRITO FEDERAL, 2012); the Guidelines for Educational Assessment: Learning, Institutional and Large Scale (DISTRITO FEDERAL, 2014a), Pedagogical Guidelines for the Organization of the 2nd Cycle (DISTRITO FEDERAL, 2014b) and in the Curriculum in Movement (DISTRITO FEDERAL, 2018a). In the fields of literacy and literacy, it dialogues with Soares (2021; 2020; 2012; 2004; 2003); Morais (2019; 2012; 2009); Ferreiro and Teberosky (1999); Mortatti (2010); Almeida (2006); Carvalho (2005), among others. This is a study of qualitative nature (ANGROSINO, 2009); (RESENDE, 2009). For data production, we used the focus group interview held in the second semester of 2021, online, through the Meet platform, with five teachers working in literacy classes, as well as a semi- structured face-to-face interview with the pedagogical coordinator of a public school in the city of Ceilândia- DF. For the treatment and analysis of the data, the thematic content analysis was used (BARDIN, 1977) and Franco (2008). The results pointed to the defense of the formative evaluation perspective, so that both the teachers and the pedagogical coordinator mentioned didactic alternatives that they adopted to ensure this practice. On this topic, although there were reservations about the RAv - evaluative record adopted by the State Department of Education of the Distrito Federal, such as the time and training to appropriate the proposal, the professionals interviewed wove positive aspects about this evaluation option. The identification with the perspective of teaching literacy through lettering was notorious, even though teachers resorted to terms such as: codification, decoding. On this aspect, it should be added that both pointed out the supremacy of literacy, on the one hand, and, on the other, there were those who defended working with linguistic units smaller than the text. As for the literacy cycle, they also commented on the progression of teaching and learning in the area of Portuguese language, mentioning the work with alphabetic writing and spelling, linked to textual genres. It is noteworthy, about the legal documents considered in the study, the alignment of the narratives of the interviewed subjects, with the Curriculum in Movement (DISTRITO FEDERAL, 2018), to the detriment of the Common National Curricular Base (BRAZIL, 2017). Regarding this last document, neither the time aspect to consolidate literacy (two instead of three years), was impacting the work developed by the teachers who contributed to the research, since they took as a basis the three years recommended by Curriculum in Movement. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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