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Título: Olhares sobre a dança : os diferentes contextos documentais de uma mesma imagem no estudo de caso da fotógrafa Priscila Nayade
Autor(es): Donato, Julia Araujo
Orientador(es): Lopez, André Porto Ancona
Coorientador(es): Carrijo, Elizângela
Assunto: Documentos fotográficos
Dança de salão
Arquivos fotográficos
Ressignificação de fotografia
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: DONATO, Julia Araujo. Olhares sobre a dança: os diferentes contextos documentais de uma mesma imagem no estudo de caso da fotógrafa Priscila Nayade. 2021. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2021.
Resumo: A pesquisa partiu do entendimento de que os documentos fotográficos, em termos arquivísticos, costumam ser tratados sem qualquer tentativa de contextualização documental, colocando em risco a finalidade do arquivo em integrar uma série documental, rompendo com a organicidade inicial dos documentos, comprometendo seu uso como prova. Além disso, os documentos fotográficos desempenham a função de recordação e servem como insumo para outras atividades e para a publicidade. Dessa forma, a pergunta de pesquisa foi: como identificar fotografias, dentro de arquivos fotográficos de dança, tendo em vista os diferentes contextos documentais de uma mesma imagem? Para isso, adotou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso do arquivo da fotógrafa Priscila Nayade. Em face da diversidade cultural e dos documentos produzidos a partir da multiplicidade da dança, neste estudo, o objetivo geral é entender a necessidade do mapeamento dos contextos documentais de uma fotografia para arquivos fotográficos de dança. Como universo da pesquisa, tem-se a dança de salão; o recorte geográfico é o Distrito Federal; e o recorte temporal está entre os anos 2016 e 2019. Entende-se que tanto os diversos contextos em que uma mesma imagem pode estar inserida quanto a utilização dessa fotografia podem atender a diferentes finalidades, como recordação, publicidade e prova a depender de cada usuário
Abstract: The research started from the understanding that photographic documents, in archival terms, are usually treated without any attempt at document contextualization, jeopardizing the purpose of the archive in integrating a document series, breaking with the initial organicity of the documents and compromising their use as an evidence. In addition, photographic documents perform the function of recollection and serve as an input for another activities and for advertising. Thus, the research question was: How can photographs be identified within dance photographic archives in view of the different documentary contexts of the same image? To this end, a case study of the archive of the photographer Priscila Nayade was adopted as research methodology. In view of the cultural diversity and the documents produced from the multiplicity of dance, in this study the general objective is to understand the necessity of mapping the documentary contexts of a photograph for dance photographic archives. As a research universe, we have the ballroom dance; the geographic cutout is the Federal District; and the temporal cutout is between the years 2016 and 2019. It is understood that both the various contexts in which the same image can be inserted, and the use of this photography can serve for different purposes, such as remembrance, advertising and proof depending on each user.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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