Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Batista, Claudia Regina Alves Batista | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T22:06:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T22:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Claudia Regina Alves Batista. Um jogo de luz e sombras: a presença feminina nas ciências e a formação de professores de ciências naturais. 2021. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43331 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A participação das mulheres no campo científico é um tema cada vez mais presente no ensino de
Ciências, devido à necessidade de ser proporcionada visibilidade a cientistas mulheres que
contribuíram com os avanços científico que tiveram um processo de exclusão que as mantiveram
nas sombras da produção científica. Vivemos um tempo histórico em que se é cobrado o direito de
as mulheres cientistas serem reconhecidas pelas suas contribuições e por seus posicionamentos.
Pesquisas têm demonstrado a importância dessa temática ser abordada durante a formação inicial
e continuada de professores. Portanto, visando contribuir com a construção de contextos que
favoreçam o empoderamento e representatividade de meninas e mulheres no campo das Ciências
exatas, bem como, possibilitar a reflexão sobre os estereótipos da imagem dos cientistas, incluindo se as cientistas, foi elaborada uma proposição didática para desenvolver esses temas. Essa
proposição foi desenvolvida em uma disciplina optativa intitulada “Mulheres nas Ciências” para
os licenciandos e licenciandas do curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina
(FUP) e teve como abordagem a História das Ciências e o uso de biografias para evidenciar a
trajetória de vida e das cientistas que foram eclipsadas no decurso da História da Humanidade. A
metodologia foi de cunho qualitativa e para a análise dos resultados foi utilizada a Análise de
Conteúdo. Os resultados indicaram a presença de quatro categorias: 1- História da Ciência e o
Ensino de Ciências; 2- Gênero nas Ciências; 3- Biografias e o Ensino de Ciências e 4- Formação
de professores de Ciências Naturais e mulheres nas Ciências. Os resultados mostraram que a
proposição proporcionou momentos de problematizações e reflexões dos participantes da
disciplina sobre os contextos históricos que invisibilizaram a participação das mulheres nas
Ciências e evidenciaram (re)conhecimento das cientistas e de suas contribuições para o campo
científico. A partir das biografias das cientistas, houve a problematização sobre a importância de
expor as relações de gênero que, muitas vezes, são naturalizadas pela sociedade e promover
diálogos sobre as meninas e mulheres serem capazes de escolherem o campo científico. Também
foi discutido os desafios que as mulheres enfrentam, muitas vezes, para prosseguirem e ascenderem
na carreira. Portanto, esses diálogos e os conhecimentos partilhados durante a disciplina podem
contribuir para visibilizar a participação das mulheres na História da Ciência, como também podem
favorecer contextos para a construção da equidade de gênero na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um jogo de luz e sombras : a presença feminina nas ciências e a formação de professores de ciências naturais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biografias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.description.abstract1 | The participation of women in the scientific field is an increasingly present theme in science
education, due to the need to provide visibility to women scientists who have contributed to
scientific advances. Research has shown the importance of this theme being addressed during initial
and continuing teacher education. Therefore, aiming to contribute to the construction of contexts
that favor the empowerment and representation of girls and women in the field of exact sciences,
as well as enabling reflection on the stereotypes of the image of scientists, including scientists, a
didactic proposition was prepared for develop these themes. This proposition was developed in an
optional subject entitled "Women in Science" for undergraduate students of the Natural Sciences
course at the UnB Faculty of Planaltina (FUP) and had as an approach the History of Science and
the use of biographies to show the trajectory of life and scientists who have been eclipsed in the
course of human history. The methodology was of a qualitative nature and for the analysis of the
results, Content Analysis was used. The results indicated the presence of four categories: 1- History
of Science and Science Teaching; 2- Gender and Sciences; 3- Biographies and Science Teaching
and 4- Training of Natural Science teachers. The results showed that the proposition provided
moments of problematization and reflections by the participants of the discipline about the
historical contexts that made the participation of women in Sciences invisible and evidenced
(re)cognition of the scientists and their contributions to the scientific field. Based on the scientists'
biographies, there was a deepening in question related to the importance of exposing gender
relations that are often naturalized by society, and the promotion of dialogues about how much
girls and women are able to choose the scientific field. The challenges that women often face to
pursue and advance in their careers were also discussed. Therefore, these dialogues and the
knowledge shared during the course can contribute to making women's participation in the History
of Science visible, as well as favoring contexts for the construction of gender equity in society. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|