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Título: Um jogo de luz e sombras : a presença feminina nas ciências e a formação de professores de ciências naturais
Autor(es): Batista, Claudia Regina Alves Batista
Coorientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Mulheres na ciência
Biografias
Professores de Ciências
Ensino de ciências
Relações de gênero
Professores - formação
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: BATISTA, Claudia Regina Alves Batista. Um jogo de luz e sombras: a presença feminina nas ciências e a formação de professores de ciências naturais. 2021. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A participação das mulheres no campo científico é um tema cada vez mais presente no ensino de Ciências, devido à necessidade de ser proporcionada visibilidade a cientistas mulheres que contribuíram com os avanços científico que tiveram um processo de exclusão que as mantiveram nas sombras da produção científica. Vivemos um tempo histórico em que se é cobrado o direito de as mulheres cientistas serem reconhecidas pelas suas contribuições e por seus posicionamentos. Pesquisas têm demonstrado a importância dessa temática ser abordada durante a formação inicial e continuada de professores. Portanto, visando contribuir com a construção de contextos que favoreçam o empoderamento e representatividade de meninas e mulheres no campo das Ciências exatas, bem como, possibilitar a reflexão sobre os estereótipos da imagem dos cientistas, incluindo se as cientistas, foi elaborada uma proposição didática para desenvolver esses temas. Essa proposição foi desenvolvida em uma disciplina optativa intitulada “Mulheres nas Ciências” para os licenciandos e licenciandas do curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP) e teve como abordagem a História das Ciências e o uso de biografias para evidenciar a trajetória de vida e das cientistas que foram eclipsadas no decurso da História da Humanidade. A metodologia foi de cunho qualitativa e para a análise dos resultados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram a presença de quatro categorias: 1- História da Ciência e o Ensino de Ciências; 2- Gênero nas Ciências; 3- Biografias e o Ensino de Ciências e 4- Formação de professores de Ciências Naturais e mulheres nas Ciências. Os resultados mostraram que a proposição proporcionou momentos de problematizações e reflexões dos participantes da disciplina sobre os contextos históricos que invisibilizaram a participação das mulheres nas Ciências e evidenciaram (re)conhecimento das cientistas e de suas contribuições para o campo científico. A partir das biografias das cientistas, houve a problematização sobre a importância de expor as relações de gênero que, muitas vezes, são naturalizadas pela sociedade e promover diálogos sobre as meninas e mulheres serem capazes de escolherem o campo científico. Também foi discutido os desafios que as mulheres enfrentam, muitas vezes, para prosseguirem e ascenderem na carreira. Portanto, esses diálogos e os conhecimentos partilhados durante a disciplina podem contribuir para visibilizar a participação das mulheres na História da Ciência, como também podem favorecer contextos para a construção da equidade de gênero na sociedade.
Abstract: The participation of women in the scientific field is an increasingly present theme in science education, due to the need to provide visibility to women scientists who have contributed to scientific advances. Research has shown the importance of this theme being addressed during initial and continuing teacher education. Therefore, aiming to contribute to the construction of contexts that favor the empowerment and representation of girls and women in the field of exact sciences, as well as enabling reflection on the stereotypes of the image of scientists, including scientists, a didactic proposition was prepared for develop these themes. This proposition was developed in an optional subject entitled "Women in Science" for undergraduate students of the Natural Sciences course at the UnB Faculty of Planaltina (FUP) and had as an approach the History of Science and the use of biographies to show the trajectory of life and scientists who have been eclipsed in the course of human history. The methodology was of a qualitative nature and for the analysis of the results, Content Analysis was used. The results indicated the presence of four categories: 1- History of Science and Science Teaching; 2- Gender and Sciences; 3- Biographies and Science Teaching and 4- Training of Natural Science teachers. The results showed that the proposition provided moments of problematization and reflections by the participants of the discipline about the historical contexts that made the participation of women in Sciences invisible and evidenced (re)cognition of the scientists and their contributions to the scientific field. Based on the scientists' biographies, there was a deepening in question related to the importance of exposing gender relations that are often naturalized by society, and the promotion of dialogues about how much girls and women are able to choose the scientific field. The challenges that women often face to pursue and advance in their careers were also discussed. Therefore, these dialogues and the knowledge shared during the course can contribute to making women's participation in the History of Science visible, as well as favoring contexts for the construction of gender equity in society.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.
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