http://repositorio.unb.br/handle/10482/43343
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ModeloTeoricoLevantamento.pdf | 6,52 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa |
Autre(s) titre(s): | Theoretical model for surveying and organizing subsumers within the scope of Meaningful Learning |
Auteur(s): | Silva Filho, Olavo Leopoldino da Ferreira, Marcello |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0001-8078-3065 http://orcid.org/0000-0003-4945-3169 |
Assunto:: | Teoria da aprendizagem significativa Levantamento de subsunçores Organização de subsunçores Inferências Fuzzy Modelo teórico |
Date de publication: | 2022 |
Editeur: | Sociedade Brasileira de Física |
Référence bibliographique: | Silva Filho, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 44, e20210339, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/GftmMVGdCfWfJMMKPfZkszq/?lang=pt#. Acesso em: 06 abr. 2022. |
Résumé: | A Teoria da Aprendizagem Significativa apresenta duas etapas absolutamente cruciais para que se atinja o objetivo de se ensinar significativamente. O levantamento de subsunçores, seguido de sua organização avançada, são condições de possibilidade para que a aprendizagem possa romper a barreira de uma ocorrência meramente mecânica, voltada para memorizações efêmeras, atingindo níveis sofisticados de (re)significação cognitiva. Entretanto, tais etapas são muito frequentemente desconsideradas, mesmo por aqueles que assumem, explicitamente, esse referencial teórico. O levantamento de subsunçores, em particular, se mostra eivado de subjetividades da parte de quem organiza a aprendizagem, o que traz a dificuldade extra de se poder estabelecer comparações entre levantamentos de subsunçores por diferentes professores. A etapa de organização avançada, por sua vez, sugere uma abordagem de ensino personalizado, visto que as estruturas cognitivas dos estudantes podem diferir, e normalmente o fazem, largamente. Este trabalho busca, portanto, apresentar uma metodologia que ataca ambos problemas. Sem descurar da subjetividade inerente do levantamento de subsunçores, apresenta um consentâneo modelo teórico de formalização, por meio da técnica de inferências fuzzy, apresentando, ainda, sua implementação computacional. Aborda-se, ainda, a questão da personalização do ensino a partir dessa metodologia. |
Abstract: | The Meaningful Learning Theory presents two absolutely crucial steps to reach the goal of meaningful teaching. The survey of subsumers, followed by their advanced organization, are conditions of possibility for learning to break the barrier of a merely mechanical learning, aimed at ephemeral memorization. However, such steps are very often disregarded, even by those who explicitly assume this theoretical framework. The survey stage of subsumers, in particular, is riddled with subjectivities on the part of those who organize learning, which brings the extra difficulty of being able to establish comparisons between surveys of subsumers by different teachers. The advanced organization stage, in turn, suggests a personalized teaching approach, since students’ cognitive structures can differ, and usually do, widely. This work seeks to present a methodology that tackles both problems. Without neglecting the inherent subjectivity of the survey of subsumers, it presents a formalization of it, through the fuzzy inference technique, also presenting its computational implementation. The issue of personalization of teaching based on this methodology is also addressed. |
Licença:: | (CC BY) Licença Creative Commons |
DOI: | https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.