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Título: Diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais para a sustentabilidade
Autor(es): Vieira, Julianne Priscyla Bittencourt
Orientador(es): Ribeiro, Elaine Nolasco
Assunto: Treinamento - avaliação
Gestão por competências
Sustentabilidade
Competências para a sustentabilidade
Data de publicação: 11-Abr-2022
Referência: VIEIRA, Julianne Priscyla Bittencourt. Diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais para a sustentabilidade. 2021. 148 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A exploração do meio ambiente para obtenção de recursos naturais, necessários à produção de bens e serviços, gera grandes impactos ambientais. O cenário demanda por organizações que considerem os impactos de suas atividades na economia, na sociedade e no meio ambiente. A sustentabilidade organizacional deve ser incorporada e alinhada ao planejamento estratégico das instituições, especialmente de instituições de ensino superior, que possuem relevante papel na sociedade e devem ter sua atuação pautada na responsabilidade socioambiental. Cabe às instituições aplicar ações e ferramentas de gestão de pessoas estimulando os servidores a desenvolver suas competências e produzir de acordo com as expectativas da instituição. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar as necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais para a sustentabilidade, tendo como lócus de pesquisa a Universidade de Brasília e público alvo gestores da universidade. Quanto à metodologia, a abordagem do estudo é mista, empregando a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Como procedimentos de coleta de dados, utilizou-se o modelo de mapeamento de competências proposto por Brandão e Bahry (2005). A pesquisa mapeou um rol de 34 competências para a sustentabilidade, utilizados para o diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento de gestores da UnB, que foram validadas em entrevistas com gestores estratégicos da universidade. Realizou-se coleta de dados para identificar o grau de importância e domínio das competências mapeadas. A análise do grau de importância e domínio das competências foi realizada por meio da estatística descritiva. Posteriormente, calculou-se o grau de prioridade de desenvolvimento das competências para a sustentabilidade com base no método proposto por Borges-Andrade (1983). Como resultados da pesquisa destaca-se que a universidade tem demonstrado um interesse crescente em se estabelecer como instituição sustentável, com ênfase ao tripé social da sustentabilidade. Além disso, os gestores percebem a UnB como uma universidade sustentável, reconhecendo as ações desenvolvidas pela instituição. Quanto às lacunas de competência foi possível concluir que 80% das competências mapeadas necessitam de desenvolvimento. De forma prioritária, devem ser desenvolvidas competências na dimensão de conhecimentos. Conclui-se que embora com necessidades de aprimorar os conhecimentos relacionados ao tema da sustentabilidade os gestores estão predispostos a agir em prol da sustentabilidade na universidade. Como contribuição para a Universidade de Brasília, a pesquisa realizada oferece subsídios para que a equipe de gestão de pessoas da UnB atue para promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, voltados para a sustentabilidade.
Abstract: The exploitation of the environment to obtain natural resources, which are necessary for the production of goods and services, generates major environmental impacts. The context demands organizations that consider the impacts of their activities on the economy, society and the environment. Organizational sustainability must be incorporated and aligned with the strategic planning of institutions, especially higher education institutions, which have an important role in society and must have their actions based on socio-environmental responsibility. It is institutions’ role to apply actions and tools for managing people, encouraging employees to develop their skills and produce in accordance with institution's expectations. In this context, this research aimed to identify the needs for training and development of managerial skills for sustainability, having as the locus of research the University of Brasília and as target audience university’s managers. As for methodology, the study approach is mixed, employing a combination of qualitative and quantitative approaches. As data collection procedures, the competence mapping model proposed by Brandão and Bahry (2005) was used. The research mapped a list of 34 competences for sustainability, applied to diagnose the training and development needs of managers at UnB, which were validated in interviews with the university's strategic managers. Data collection was carried out to identify the degree of importance and mastery of the mapped competences. The analysis of the degree of importance and domain of competences was carried out using descriptive statistics. Subsequently, the priority degree of competence development for sustainability was calculated based on the method proposed by Borges-Andrade (1983). As a result of the research it is possible to highlight that the university has shown a growing interest in establishing itself as a sustainable institution, with emphasis on the social tripod of sustainability. In addition, managers perceive UnB as a sustainable university, recognizing the actions developed by the institution. As for the competence gaps, it was possible to conclude that 80% of the mapped competences need development. In a priority way, competences in the knowledge dimension must be developed. It can be concluded that, although with the need to improve knowledge related to the theme of sustainability, managers are predisposed to act in favor of sustainability at the university. As a contribution to the University of Brasília, the research carried out provides subsidies for the people management team at UnB to act to promote the development of knowledge, skills and attitudes, aimed at sustainability.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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