Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43385
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RegisKicheiKakinohana.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPilati, Ronaldo-
dc.contributor.authorKakinohana, Regis Kichei-
dc.date.accessioned2022-04-12T17:00:17Z-
dc.date.available2022-04-12T17:00:17Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.citationKAKINOHANA, Regis Kichei. Diferenças individuais em decisões afetadas por vieses cognitivos: valores humanos, necessidade de cognição e numeracia. 2022. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43385-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCotidianamente são feitas escolhas relativas às estratégias e aos investimentos em Educação, Saúde, Ciência, Segurança Pública e Economia. Uma melhor compreensão sobre fatores que podem afetar as preferências e escolhas contribui no caminho de tomadas de decisão mais acuradas. Este estudo explorou diferenças individuais em tomadas de decisão por meio do exame das relações dos valores humanos Autodireção, Conformidade, Poder e Universalismo com o efeito de ancoragem, o efeito de enquadramento, o efeito certeza e o viés de resultado, bem como a mediação da necessidade de cognição e a moderação da numeracia sobre essas relações. Disponibilizamos um questionário na internet, respondido por 409 participantes, composto por perguntas para identificação de escolhas enviesadas, por itens do Revised Portrait Values Questionnaire, por uma versão reduzida da Escala de Necessidade de Cognição e por duas escalas de numeracia, uma objetiva e outra subjetiva. Os vieses cognitivos estudados influenciaram consistentemente as escolhas iniciais e as mudanças de preferência. No entanto, os vieses apresentaram relações distintas com as diferenças individuais investigadas, indicando o envolvimento de mecanismos psicológicos diversos. Por exemplo, as pessoas que valorizam mais a Autodireção foram menos afetadas pelas mudanças de preferência influenciadas pela ancoragem e pelo enquadramento, mas não pelo efeito certeza e pelo viés de resultado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiferenças individuais em decisões afetadas por vieses cognitivos : valores humanos, necessidade de cognição e numeraciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTomada de decisãopt_BR
dc.subject.keywordVieses cognitivospt_BR
dc.subject.keywordValores humanospt_BR
dc.subject.keywordNecessidade de cogniçãopt_BR
dc.subject.keywordNumeraciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Choices are made daily in relation to strategies and investments in Education, Health, Science, Public Safety and Economy. A better understanding of the factors that can affect preferences and choices contributes to more accurate decision making. This study explored individual differences in decision making, examining the relationships of the human values Self-direction, Conformity, Power and Universalism with the anchoring effect, the framing effect, the certainty effect and the outcome bias, as well as the mediation of need for cognition and the moderation of numeracy in these relationships. We made a questionnaire available on the internet, answered by 409 participants, consisting of questions to identify biased choices, items from the Revised Portrait Values Questionnaire, a smaller version of the Need for Cognition Scale and two numeracy scales, one objective and the other subjective. The cognitive biases studied consistently influenced initial choices and preference changes. However, the biases showed distinct relationships with the individual differences investigated, indicating the involvement of diverse psychological mechanisms. For example, people who value more Self-direction were less affected by preference shifts influenced by anchoring and by framing, but not by the certainty effect and by outcome bias.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.