Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Vera Marisa Pugliese de | - |
dc.contributor.author | Costa, Nina Ricardo Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T20:54:12Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T20:54:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-13 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Nina Ricardo Dias da. O habitus em Erwin Panofsky: uma iconografia da Última Ceia. 2021. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43408 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo cotejar o conceito panofskyano de habitus, apresentado
no livro Arquitetura Gótica e Escolástica, de 1951, com as representações iconográficas da
passagem bíblica da Última Ceia. Consideramos, primeiramente, que abarca conformações
plásticas do referido tema a partir de transposições de tipos iconográficos anteriores, referentes
a temas grecorromanos envolvendo a comensalidade, na produção visual paleocristã,
dedicando especial atenção a seu contexto e antecedentes históricos. Paralelamente à análise
de pinturas e relevos significativos em processos de estabilização e transformações estilísticas
até o Renascimento, buscou-se apresentar e discutir pontos fundamentais do desenvolvimento
diacrônico do conceito de habitus segundo a proposta metodológica de Erwin Panofsky, que
remonta a antecedentes aristotélico-tomistas. Este movimento metodológico permitiu
apreender certos elementos que relacionam a iconografia e o conceito em questão, procurando
compreender qual seria a qualidade de tal relação. Tal cotejamento, realizado no extenso
recorte temporal mencionado, objetivou, em seguida, verificar a interação do conteúdo
imagético e das proposições conceituais à luz do conceito panofskyano, propondo que as
transfigurações iconográficas já apresentariam um arcabouço substancial passível de ser
submetida à correlação que Erwin Panofsky denominou uma análise de “causa-e-efeito”, em
contraposição a uma perspectiva de “evolução das formas”. Na última etapa da pesquisa,
realizou-se um salto temporal de modo a verificar, sob uma perspectiva histórica, diferentes
retornos à iconografia da Última Ceia, a partir da constituição da acepção panofskyana do
conceito de habitus, considerando seu debate à época da publicação do referido livro, entre
seus detratores e sua adoção por Pierre Bourdieu. Finalmente, discutiu-se a viabilidade de uma
reconsideração metodológica do habitus em história da arte, a partir da proposição de Adi Efal Lautenschläger, paralelamente à identificação de reverberações a nós contemporâneas do
tema da Última Ceia em suas cristalizações pela cultura visual da virada do século XX para o
XXI. Desse modo, buscou-se, ainda que com ressalvas, recolocar à baila a discussão do
conceito de habitus no atual debate sobre as bases teórico-metodológicas do campo disciplinar
da história da arte, a partir de um tema tão pregnante da cultura greco-judaico-cristã, como a
Última Ceia, e suas mais diversas apropriações e deslocamentos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Panofsky, Erwin, 1892-1968 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habitus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Última Ceia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to compare the Panofskian concept of habitus, presented in the book Gothic
and Scholastic Architecture, from 1951, with iconographic representations of the biblical
passage of the Last Supper. First, we consider that it encompasses plastic conformations of
the referred theme from transpositions of previous iconographic types, referring to Greco Roman themes involving commensality, in the paleochristian visual production, dedicating
special attention to its context and historical background. Parallel to the analysis of paintings
and significant reliefs in stabilization processes and stylistic transformations until the
Renaissance, an attempt was made to present and discuss fundamental points of the
diachronic development of the concept of habitus according to the methodological proposal of
Erwin Panofsky, which dates back to Aristotelian-Thomists antecedents. This methodological
movement allowed us to apprehend certain elements that relate iconography and the concept in
question, trying to understand what would be the quality of such a relationship. Such
comparison, carried out in the extensive time frame mentioned, aimed to verify the interaction of
the imagery content and conceptual propositions in the light of the Panofskian concept,
proposing that the iconographic transfigurations would already present a substantial framework
capable of being subjected to the correlation that Erwin Panofsky called an analysis of “cause and-effect”, as opposed to a perspective of “evolution of forms”. In the last stage of the
research, a time leap was made in order to verify, from a historical perspective, different returns
to the iconography of the Last Supper, from the constitution of the Panofskian meaning of the
concept of habitus, considering its debate at the time of publication of the referred book, among
its detractors and its adoption by Pierre Bourdieu. Finally, the feasibility of a methodological
reconsideration of the habitus in art history was discussed, based on the proposition of Adi Efal Lautenschläger, in parallel with the identification of reflections to us contemporary to the theme
of the Last Supper in its crystallizations by the visual culture of turn of the 20th to the 21st
century. In this way, we sought, albeit with reservations, to bring back to the fore the discussion
of the concept of habitus in the current debate on the theoretical-methodological bases of the
disciplinary field of art history, based on such a pregnant theme of Greek-Jewish-Christian
culture, like the Last Supper, and its most diverse appropriations and displacements1
. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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