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2022_FranciscaBonfimdeMatosRodriguesSilva.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.authorSilva, Francisca Bonfim de Matos Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:24:03Z-
dc.date.available2022-04-12T21:24:03Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Bonfim de Matos Rodrigues. A configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA. 2022. 222 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43412-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado analisou a configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da EEAA-Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem. Trata-se de um serviço multiprofissional, integrado por psicólogos e pedagogos da Secretaria de Estado de Educação do DF, que desenvolvem ações interventivas numa perspectiva de atuação preventiva, visando colaborar com a redução das queixas de escolarização e das dificuldades de aprendizagem. Embora se considere importante o enfoque de algumas pesquisas sobre as condições objetivas do trabalho da EEAA, tal como a necessidade de melhoria na operacionalização e no aprofundamento teórico-metodológico, este tese segue investigando em outra perspectiva para dar visibilidade à subjetividade do pedagogo e à do psicólogo na condição de pessoas que têm sua atuação atravessada por sentimentos, emocionalidades, desejos e histórias de vida, reverberando, de alguma forma, na maneira como se expressam na relações estabelecidas e como desempenham suas ações no contexto escolar. A proposta teórica desta pesquisa está ancorada na Teoria da Subjetividade, na perspectiva culturalhistórica, desenvolvida por González Rey e colaboradores, e na metodologia construtivointerpretativa, cujos pressupostos se sustentam na Epistemologia Qualitativa. O valor heurístico da Teoria da Subjetividade como um referencial teórico orientador desse trabalho justifica-se por compreender: (a) a complexidade do contexto em que se realiza a atuação da equipe; (b) a escola como um espaço favorecedor do desenvolvimento humano; e (c) que é a partir dos sentidos subjetivos produzidos nas relações que os sujeitos se constituem e são constituídos. A partir dessa proposta teórico-epistemológica, entende-se que a subjetividade produzida na relação entre os integrantes da equipe pode constituir-se em fontes mobilizadoras de sua atuação, provocando mudanças, ou não, no cotidiano da escola. A expressão da subjetividade é um processo dialógico, tensionado pelo outro, na interlocução com outras pessoas, contextos e tempos, repercutindo nas possibilidades relacionais que serão sempre fluidas e dinâmicas por envolverem subjetividades. Foi evidenciado o modo como o social participa da relação e, ao mesmo tempo, como o individual pode encontrar na subjetividade social um espaço de manutenção ou resistência. Dentro desta perspectiva dinâmica, as expressões subjetivas individuais podem se „diluir‟ ou „ressoar‟ na subjetividade social da escola, bem como o contrário também é verdadeiro, quando se percebe a presença de expressões subjetivas sociais nas produções subjetivas individuais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEquipes de apoio à aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordRelações de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da subjetividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This doctoral research analyzed how the professional relationship between the psychologist and the pedagogue of the EEAA- Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem was configured subjectively. The EEAA is a multi-professional service of the Department of Education of the DF develops actions from a perspective of interventional and preventive action, aiming to reduce the emergence and reduction of complaints about schooling and learning problems. Although the focus of some researches on the objective conditions of work is considered important, such as the need for improvement in the operationalization and theoretical-methodological deepening of the EEAA, this work continues investigating from another perspective to give visibility to the subjectivity of the pedagogue and the psychologist in condition of people who have their performance crossed by feelings, emotionalities, desires and life stories that, somehow, reverberate in the way they express themselves in the relationship they establish with each other and how they perform their actions in the school context. The theoretical proposal of this research is anchored in the Theory of Subjectivity, in the cultural-historical perspective, developed by González Rey and collaborators, and in the constructive-interpretative methodology, whose assumptions are supported by Qualitative Epistemology. Based on this theoretical-epistemological proposal, it is understood that the subjectivity produced in the relationship between the team members can constitute mobilizing sources of their performance and provoke changes, or not, in the daily life of the school. The heuristic value of TS as a guiding theoretical framework is justified by considering: (a) the complexity of the context in which the team works; (b) consider the school as a favorable space for human development; and (c) that it is from the subjective meanings produced in the relationships that the subjects are constituted and are constituted human development; and (c) that it is from the subjective meanings produced in the relationships that the subjects are constituted and are constituted. Based on this theoretical-epistemological proposal, it is understood that the subjectivity produced in the relationship between team members can constitute mobilizing sources for their performance, causing changes, or not, in the daily life of the school. The expression of subjectivity is a dialogic process, tensioned by the other, in the dialogue with other people, contexts and times, reverberating in relational possibilities that will always be fluid and dynamic because they involve subjectivities. The way in which the social participates in the relationship and, at the same time, how the individual can find a space for maintenance or resistance in social subjectivity was highlighted. Within this dynamic perspective, individual subjective expressions can 'dilute' or 'resonate' in the school's social subjectivity, and the opposite is also true, when the presence of social subjective expressions is perceived in individual subjective productions.pt_BR
dc.contributor.emailfranciscapsicologadf@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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