Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43438
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_GabrielLiraCaneca.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação : reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon
Autor : Caneca, Gabriel Lira
Orientador(es):: Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto:: Audiação
Desenvolvimento da audiação
Teoria de Aprendizagem Musical
Gordon, Edwin, 1927-2015 - crítica e interpretação
Fecha de publicación : 13-abr-2022
Citación : CANECA, Gabriel Lira. Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação: reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. 2021. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : O presente trabalho trata-se de um relato de pesquisa acerca de como o estímulo ao desenvolvimento da audiação, algo equivalente ao pensar musical, é contemplado no ensino de guitarra no Brasil, tendo como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, ainda pouco difundido no País. Sendo a guitarra um instrumento quase centenário e presente em inúmeras manifestações musicais ao redor do mundo, este trabalho justifica-se na medida em que se faz necessária a avaliação constante de como o ensino do instrumento tem contemplado as necessidades de aprendizagem dos aspirantes a guitarristas na sua formação musical. Para a etapa de coleta de dados, foi utilizada metodologia mista, combinando um estudo de caso, em que um professor de guitarra foi entrevistado e teve suas aulas observadas, e uma pesquisa bibliográfica, em que foram consultadas teses e dissertações oriundas de programas de pós-graduação brasileiros que tratam sobre o ensino de guitarra. A análise de dados surge como fruto da triangulação entre os dados coletados por meio do estudo de caso, da pesquisa bibliográfica e da Teoria de Aprendizagem Musical, sobretudo as contribuições apresentadas nas obras escritas pelo autor fundador de tal teoria. Constatou-se que, dentre as práticas de ensino analisadas, o desenvolvimento da audiação é constantemente posto em segundo plano. Em seu lugar, é priorizado o ensino de teoria musical como forma de compensar a dificuldade do aluno em orientar audiacionalmente a sua performance no instrumento. Por mais que os professores do instrumento reconheçam a relevância da audiação para a prática musical, o pouco foco dado ao desenvolvimento do pensar musical dos aprendizes de guitarra surge como resultado de um desconhecimento sobre como organizar pedagogicamente o ensino dos diversos conteúdos trazidos para a sala de aula de forma a assegurar uma maior possibilidade de desenvolvimento musical dos seus alunos. Neste sentido, a Teoria de Aprendizagem Musical se manifesta como uma possível aliada para superar as contradições presentes no atual estado do ensino de guitarra no Brasil.
Abstract: This is a research report about how development of audiation, based on Edwin Gordon’s Music Learning Theory, is contemplated in the teaching of guitar in music schools in Brazil. Given the fact that the guitar is an instrument that is almost a century old, and it is present in countless musical manifestations around the world, it is important to evaluate whether current guitar teaching methods reach the learning goals of guitar students in developing their musical skills. In addition, this work contributes with the application of Gordon's Music Learning Theory in Brazil, once such theory is still not widespread in Brazilian music schools. The methodology used for the data collection is a combination of a case study in which a guitar teacher was interviewed and had his lessons observed, and bibliographic research based on theses and dissertations from Brazilian programs of mastering and doctorate degrees in music. It was found that the development of audiation is rarely prioritized, and constantly put in the background. Nevertheless, the teaching of music theory is prioritized as a way of compensating the difficulty of students in audiationally guiding their performance on the instrument. As much as guitar teachers recognize the relevance of audiation to musical practice, the little focus they give to the development of audiation of their guitars students results from a lack of knowledge about how to pedagogically organize the teaching subjects they bring to the classroom to ensure a greater development of musical skills of their students. In this sense, the Music Learning Theory of Gordon appears as a possible ally to overcome the contradictions present in the current state of guitar teaching in Brazil.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43438/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.