http://repositorio.unb.br/handle/10482/43453
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoIinterdisciplinarFotossintese.pdf | 535,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ensino interdisciplinar da fotossíntese : interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação |
Outros títulos: | Interdisciplinary teaching of photosynthesis : interfaces between critical meaningful learning and research communities |
Autor(es): | Gulis, Galina S. Filho, Olavo L. Ferreira, Marcello Andrade, Vanessa Carvalho de Costa, Marcos Rogério Martins |
Assunto: | Interdisciplinaridade Fotossíntese Aprendizagem significativa |
Data de publicação: | 20-Dez-2021 |
Editora: | Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
Referência: | GUILIS, Galina et al. Ensino interdisciplinar da fotossíntese: interfaces entre a aprendizagem significativa crítica e as comunidades de investigação. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 16, n. 3, p. 89-116, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/974. Acesso em: 14 abr. 2022. |
Resumo: | A divisão dos conceitos e das noções teóricas por componentes disciplinares diferentes é um dos desafios no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho explora uma abordagem interdisciplinar na implementação didática do estudo do processo de fotossíntese nas escolas ou nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta deste estudo é demonstrar como a interdisciplinaridade pode ser incorporada na sequência didática nas aulas presenciais e também nas aulas do ensino remoto – este sem perda de dinâmica e eficácia no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática e a atividade de ensino remoto foram baseadas nos conceitos principais das teorias psicológicas de Ausubel, Moreira e Vygotsky e das teorias educacionais de Moreira e Lipman para construção de aprendizagem significativa crítica. Para organização e avaliação do processo de aprendizagem, foi selecionado e aplicado o mapa conceitual, de Novak. Os resultados obtidos mostram nível suficiente de aprendizagem dos conceitos estudados do processo de fotossíntese e também a adaptação dos alunos ao método de ensino e aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade, bem como foi indicado a adesão positiva à ferramenta do mapa conceitual. Com esses resultados, espera-se que a abordagem apresentada nesta pesquisa seja útil para outros profissionais da área educacional, permitindo sua aplicação nos diferentes componentes disciplinares e distintos espaços da educação formal. |
Abstract: | The attribution of concepts and theoretical notions to different disciplinary areas is one of the challenges in the teaching and learning processes in schools. This work explores an interdisciplinary approach in the didactic implementation of the study of the photosynthesis process in high schools or in technical courses integrated with high schools. The purpose of this research is to demonstrate how interdisciplinarity can be incorporated into the didactic sequence for in-class teaching, as well as for remote teaching, without the loss of dynamics and efficiency in the teaching and learning process. The didactic sequence and the remote learning activity were based on the main concepts of the psychological theories of Ausubel, Moreira and Vygotsky as well as the educational theories of Moreira and Lipman proposed for the construction of critical meaningful learning. To organize and evaluate the learning process, Novak's conceptual map was selected and applied. The obtained results show a sufficient level of learning of the studied concepts of photosynthesis and also the students' adaptation to the teaching and learning method from the perspective of interdisciplinarity, as well as positive adherence to the conceptual map tool. With these results, it is expected that the approach presented in this research will be useful for other professionals of education, allowing for its application in different disciplinary areas and distinct spaces of formal education. |
Licença: | Revista Experiências em Ensino de Ciências - Diretrizes para Autores - Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. A publicação na IENCI não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores. Fonte: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/about/submissions. Acesso em: 14 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.