Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43455
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MigracaoEducacaoInvisibilizacao.pdf218,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Matos de-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria dos Remédios-
dc.contributor.authorMoura, Ellen Michelle Barbosa de-
dc.date.accessioned2022-04-14T16:02:05Z-
dc.date.available2022-04-14T16:02:05Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationMATOS-DE-SOUZA, Rodrigo Matos de; RODRIGUES, Maria dos Remédios; MOURA, Ellen Michelle Barbosa de. Migração e educação: a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do Brasil Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-21, jan./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12671. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12671. Acesso em: 14 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43455-
dc.descriptionEste artigo divulga resultados parciais da pesquisa Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si, do grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência – REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa conta com os apoios do Edital DPI/DPG/UnB Nº 02/2021, da Chamada Interna 002/2021 do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional e da Chamada Universal do CNPq/MCTI/FNDCT nº 18 – Faixa A – Grupos Emergentes. E compõe as ações da Cátedra UNESCO de Educação Aberta, na área de Educação, Migração e deslocamentos.pt_BR
dc.description.abstractA partir da díade migração e educação este artigo objetiva verificar os documentos curriculares da Educação Básica da Região Nordeste do Brasil a fim de compreender como tais documentos refletem o fenômeno migração. Com base na orientação pós-estruturalista investigou-se os documentos à busca de marcações e variações da presença do sujeito migrante, considerando diferentes tradições teóricas, exercendo a bricolagem de modo crítico. Como considerações têm-se que os documentos curriculares ainda não consideram o fenômeno migração internacional e sua complexidade de modo contundente por meio de dois movimentos, o primeiro da invisibilidade e o segundo da consideração fragmentada e não problematizadora.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMigração e educação : a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeMigration and education : the invisibilization of the migrant in curriculum documents in Northeastern Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMigraçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordInvisibilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordBrasil, Nordestept_BR
dc.rights.licenseA Revista de Educação Pública esta Licenciada com Creative CommonsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY NC ND). Fonte: Fonte: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267. Acesso em: 14 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12671pt_BR
dc.description.abstract1Based on the relationship between migration and education, this article aims to verify the curriculum documents of Basic Education of the Northeast Region of Brazil to understand how such documents reflect the migration phenomenon. Based on the post-structuralist orientation, the documents were investigated in search of markings and variations of the presence of the migrant subject, considering different theoretical traditions, critically exercising the bricolage. As considerations, we have that the curriculum documents still do not consider the phenomenon of international migration and its complexity in a convincing way. There are two movements, the first of invisibility and the second of fragmented and non-problematizing consideration.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8788-4966pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3770-6579pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6664-6419pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.