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Título: Migração e educação : a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do Brasil
Outros títulos: Migration and education : the invisibilization of the migrant in curriculum documents in Northeastern Brazil
Autor(es): Souza, Rodrigo Matos de
Rodrigues, Maria dos Remédios
Moura, Ellen Michelle Barbosa de
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0003-3770-6579
https://orcid.org/0000-0001-6664-6419
Assunto: Migração
Educação
Currículos
Invisibilidade social
Brasil, Nordeste
Data de publicação: 31-Mar-2022
Editora: Universidade Federal de Mato Grosso
Referência: MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo Matos de; RODRIGUES, Maria dos Remédios; MOURA, Ellen Michelle Barbosa de. Migração e educação: a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do Brasil Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-21, jan./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12671. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12671. Acesso em: 14 abr. 2022.
Resumo: A partir da díade migração e educação este artigo objetiva verificar os documentos curriculares da Educação Básica da Região Nordeste do Brasil a fim de compreender como tais documentos refletem o fenômeno migração. Com base na orientação pós-estruturalista investigou-se os documentos à busca de marcações e variações da presença do sujeito migrante, considerando diferentes tradições teóricas, exercendo a bricolagem de modo crítico. Como considerações têm-se que os documentos curriculares ainda não consideram o fenômeno migração internacional e sua complexidade de modo contundente por meio de dois movimentos, o primeiro da invisibilidade e o segundo da consideração fragmentada e não problematizadora.
Abstract: Based on the relationship between migration and education, this article aims to verify the curriculum documents of Basic Education of the Northeast Region of Brazil to understand how such documents reflect the migration phenomenon. Based on the post-structuralist orientation, the documents were investigated in search of markings and variations of the presence of the migrant subject, considering different theoretical traditions, critically exercising the bricolage. As considerations, we have that the curriculum documents still do not consider the phenomenon of international migration and its complexity in a convincing way. There are two movements, the first of invisibility and the second of fragmented and non-problematizing consideration.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Informações adicionais: Este artigo divulga resultados parciais da pesquisa Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si, do grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência – REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa conta com os apoios do Edital DPI/DPG/UnB Nº 02/2021, da Chamada Interna 002/2021 do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional e da Chamada Universal do CNPq/MCTI/FNDCT nº 18 – Faixa A – Grupos Emergentes. E compõe as ações da Cátedra UNESCO de Educação Aberta, na área de Educação, Migração e deslocamentos.
Licença: A Revista de Educação Pública esta Licenciada com Creative CommonsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY NC ND). Fonte: Fonte: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267. Acesso em: 14 abr. 2022.
DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12671
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