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2022_GenilsaSoaresdeAndrade.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBisol, Benedetta-
dc.contributor.authorAndrade, Genilsa Soares de-
dc.date.accessioned2022-04-20T20:08:10Z-
dc.date.available2022-04-20T20:08:10Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.date.submitted2022-01-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Wladimir Ferreira dos. A utilização de tecnologias móveis no contexto escolar inclusivo de estudantes com deficiência intelectual do ensino fundamental. 2022. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43523-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação investiga o campo “migrações – relações étnico-raciais – formação e prática docente” numa perspectiva Brasil-África. A pesquisa objetivou realizar um estudo comparado entre a formação (inicial e continuada) e a prática docente de pedagogos que lecionam para alunos negros provenientes da África Subsaariana. A pesquisa está organizada em duas etapas: teórica e empírica. Na primeira etapa buscou-se embasamento teórico sobre o processo migratório Brasil-África Subsaariana, o surgimento e desencadear do racismo no Brasil, considerando também a legislação voltada para as questões multiétnicas e para estrangeiros, em âmbito educacional, no Brasil e no Distrito Federal. Em segundo momento, propôs-se uma pesquisa empírica, através de aplicação de entrevista estruturada, com profissionais docentes pedagogos da primeira etapa do ensino fundamental das escolas públicas do Distrito Federal. Os profissionais foram inquiridos sobre sua formação inicial, continuada, e sobre suas práticas em sala de aula com crianças negras estrangeiras. Os resultados evidenciaram que, apesar de todos os esforços e a sensibilidade desses profissionais na luta antirracista, a formação docente foi hierarquizada pela prática, relegando-se a formação à segundo plano e que, ainda se tem um longo caminho a traçar na busca pela visibilidade e reconhecimento de crianças negras com histórico de migração como sujeitos de direito, tendo como foco a luta pela promoção da igualdade racial no âmbito escolar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação para as relações étnico-raciais em tempos de migrações : formação e prática docente em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeEducation for ethnic-racial relations in times of migration : teacher training and practice in public schools in the Federal Districtpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMigraçõespt_BR
dc.subject.keywordPrática docentept_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present dissertation investigates the field “migrations – ethnic-racial relations – training and teaching practice” in a Brazil-Africa perspective. The research aimed to carry out a comparative study between the training (initial and continuing) and the teaching practice of pedagogues who teach black students from Sub-Saharan Africa. The research is organized in two stages: theoretical and empirical. In the first stage, a theoretical basis was sought on the Brazil-Sub-Saharan Africa migratory process, the emergence and triggering of racism in Brazil, also considering the legislation focused on multiethnic issues and for foreigners, in the educational scope, in Brazil and in the Federal District. Secondly, an empirical research was proposed, through the application of a structured interview, with professional pedagogues of the first stage of elementary education in public schools in the Federal District. Professionals were asked about their initial and continuing education, and about their classroom practices with black foreign children. The results showed that, despite all the efforts and sensitivity of these professionals in the anti-racist struggle, teacher training was hierarchical by practice, relegating training to the background and that there is still a long way to go in the search for visibility. and recognition of black children with a history of migration as subjects of law, focusing on the struggle to promote racial equality in the school environment.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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