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dc.contributor.advisorTeles, Lúcio França-
dc.contributor.authorDias, Marcio Luiz-
dc.date.accessioned2022-04-27T19:22:00Z-
dc.date.available2022-04-27T19:22:00Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.date.submitted2022-01-18-
dc.identifier.citationDIAS, Marcio Luiz. Podcasts de estudantes na preparação para a prova de redação do ENEM. 2022. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43564-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPodcasts podem ser compreendidos como mídias de áudio digital compartilhados pela internet, cuja produção e consumo estão em franca expansão, graças, dentre outros fatores, à sua facilidade de produção e liberdade autoral. Levando-se essas características em consideração, podcasts têm sido utilizados como potencializadores de processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar como a produção autoral de podcasts por estudantes pode contribuir na preparação para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na redação do Enem o candidato é avaliado por suas competências ao produzir texto argumentativo-dissertativo sobre temas de ordem social, científica, cultural ou política. Destaca-se que o Enem se constitui numa forma de ingresso na Educação Superior, pois o somatório das notas da redação e das demais provas são utilizados como critérios de seleção por diversas instituições. A investigação foi norteada pela tríade formada por podcasts, professores orientadores e seus respectivos estudantes autores, cujo percurso metodológico delineou-se pela abordagem qualitativa, na perspectiva de estudo exploratório, sustentado por pesquisas bibliográfica, documental e Revisão Narrativa de Literatura apresentando conceitos, características, diferenciações e potencialidades do podcast em processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram construídos pela observação participante, diário de bordo e entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes. Os dados obtidos foram analisados e discutidos à luz do método da Análise Temática Dialógica, no qual foi possível concluir que o processo de produção autoral de podcasts tem potencial para promover nos estudantes as competências necessárias para selecionar e pesquisar temas atuais, organizar ideias, argumentar e estruturar textos nos moldes avaliativos da prova de redação do Enem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePodcasts de estudantes na preparação para a prova de redação do ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPodcastspt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProdução autoralpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordRedaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Podcasts can be understood as digital audio media shared over the Internet, which production and consumption are greatly expanding, among other factors, thanks to their easy production and authorial freedom. Considering these characteristics, podcasts have been used as enhancers of teaching and learning processes. In this sense, this study aims to analyze how the authorial production of podcasts by students can contribute to the preparation for the writing test of the National High School Exam (ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio). In the ENEM writing test the candidate is evaluated by his skills when producing argumentative-dissertation text on social, scientific, cultural or political issues. And we point out that the ENEM is a way to get into Higher Education, because the sum of the writing test and other tests scores are used as some selection criteria by several institutions. The investigation was guided by the triad formed by podcasts, tutor teachers and their relevant student authors, which methodological path was outlined by the qualitative approach, from the perspective of exploratory study, supported by bibliographic and documentary research and Literature Narrative Review, presenting concepts, characteristics, differentiations and potentialities of the podcast in teaching and learning processes. Data was built by participant observation, logbook and interviews with teachers and students. The interviews were analyzed and discussed in the light of the Dialogical Thematic Analysis method, which allowed concluding that the authorial production process of podcasts has the potential to promote in the students the necessary skills to select and research current topics, organize ideas, construct arguments and structure texts in the evaluative pattern of the ENEM writing test.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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