Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43575
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PamelaElizabethMoralesArteaga.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Território e reticularidade de políticas públicas culturais : o caso do movimento supernova em São Sebastião no Distrito Federal
Autor(es): Arteaga, Pamela Elizabeth Morales
E-mail do autor: mailto:pam.mora.a@icloud.com
mailto:pam.morales.a@gmail.com
Orientador(es): Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Assunto: Política cultural
Território cultural
Cartografia participativa
Política pública
Data de publicação: 29-Abr-2022
Referência: ARTEAGA, Pamela Elizabeth Morales. Território e reticularidade de políticas públicas culturais: o caso do movimento supernova em São Sebastião no Distrito Federal. 2021. 175 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A cultura se torna, cada vez mais, um tipo de objeto da política pública, desta maneira, assume-se que não são os textos legais em si – embora estes importem na rede – mas ações territoriais dos atores na instituição cotidiana das políticas culturais. Além disso, envolvem processos subjetivos e de reelaboração de significados sociais, sobretudo no plano de disputas e conflitos no espaço de afirmação. O objetivo central da tese é estudar as formas de ação no território do Movimento Cultural Supernova que participa do território-rede (HAESBAERT, 2004), de expressão das políticas públicas de São Sebastião, Região Administrativa XIV do Distrito Federal. Para tanto, serão analisados a Lei Orgânica da Cultura (LOC) e o Edital Regionalizado do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Na abordagem metodológica convergem duas teorias que reconhecem os grupos e indivíduos como atores ativos, a mirada ao revés de Boullosa e as representações sociais de Moscovici, desenvolvidas na articulação de entrevistas em profundidade, cartografia participante em redes de ações, e na compreensão do território levando em conta a fricção entre os atores culturais, em sua relação horizontalizada – entre si e em redes de ação – e verticalizada – no trânsito com os instrumentos públicos. A processualidade do território cultural a partir das políticas públicas culturais no Distrito Federal leva aos seguintes resultados: a) as esferas de atuação dos atores envolvidos revelam-se como escalas – e choque de escalas – centrais para se avaliar o alcance das políticas públicas culturais em espaços especificamente políticos; b) o mapeamento de dados estatal é uma representação “lisa” do real, que acentua as redes e conexões quentes, bem como os “gargalos” para a efetivação das políticas públicas no plano do vivido; c) a subjetividade dos atores é desconsiderada no plano das políticas e o nível de complexidade dos documentos/editais é intencionalmente excludente, mas também implica em um tipo de “reserva de experiência” dos grupos culturais para buscar parcerias, trocar trabalhos, articular ações políticas que dinamizam e amplificam o sentido dos territórios culturais no Distrito Federal, ou seja, feito de lugares e itinerários simbolicamente funcionais, viabilizando a leitura de diferentes composições entre nós/pontos e redes/linhas na construção do território.
Abstract: Culture becomes, more and more, a type of public policy object, in this way, it is assumed that it is not the legal texts themselves - although they matter in the network - but territorial actions of the actors in the daily institution of cultural policies. In addition, they involve subjective processes and re-elaboration of social meanings, especially in terms of disputes and conflicts in the space of affirmation. The main objective of the thesis is to study the forms of action in the territory of the Cultural Movement Supernova that participates in the network-territory (HAESBAERT, 2004), of expression of public policies of São Sebastião, Administrative Region XIV of the Federal District. To this end, the Organic Law on Culture (LOC) and the Regional Public Notice of the Fund to Support Culture (FAC) will be analyzed. In the methodological approach, two theories that recognize groups and individuals as active actors converge, looking backwards from Boullosa and Moscovici's social representations, developed in the articulation of in-depth interviews, participatory cartography in action networks, and in the understanding of the territory leading taking into account the friction between cultural actors, in their horizontal relationship - with each other and in networks of action - and vertical - in the transit with public instruments. The procedurality of the cultural territory based on cultural public policies in the Federal District leads to the following results: a) the spheres of action of the actors involved reveal themselves as scales - and shock of scales - central to assess the reach of cultural public policies in specifically political spaces; b) the mapping of state data is a “smooth” representation of the real, which accentuates the networks and hot connections, as well as the “bottlenecks” for the realization of public policies in terms of the lived; c) the subjectivity of the actors is disregarded in terms of policies and the level of complexity of the documents / notices is intentionally exclusive, but they also imply a type of “reserve of experience” of cultural groups to seek partnerships, exchange jobs, articulate political actions that dynamize and amplify the meaning of cultural territories in the Federal District, that is, made up of symbolically functional places and itineraries, enabling the reading of different compositions between nodes / points and networks / lines in the construction of the territory.
Resumen: La cultura se convierte cada vez más en un tipo de objeto de política pública, por lo que se asume que no son los propios textos legales --aunque importan en la red-- sino acciones territoriales de los actores en la institución cotidiana de las políticas culturales. Además, involucran procesos subjetivos y reelaboración de significados sociales, especialmente en términos de disputas y conflictos en el espacio de la afirmación. El objetivo de la tesis es estudiar las formas de acción en el territorio del Movimiento Cultural Supernova que participa de un territorio red (HAESBAERT, 2004), de expresión de políticas públicas en São Sebastião, Región Administrativa XIV del Distrito Federal. Para ello se analizará la Ley Orgánica de Cultura (LOC) y la licitación Pública Regional del Fondo de Apoyo a la Cultura (FAC). En el enfoque metodológico confluyen dos teorías que reconocen a los grupos e individuos como actores activos, mirando desde otro ponto de Boullosa e las representaciones sociales de Moscovici, desarrolladas en la articulación de entrevistas en profundidad, cartografía participativa en redes de acción, y en la comprensión del territorio teniendo en cuenta la fricción entre actores culturales, en su relación horizontal - entre ellos y en redes de acción - y vertical - en el tránsito con instrumentos públicos. El proceso del territorio a partir de políticas públicas culturales en el Distrito Federal lleva a los siguientes resultados: a) la acción de los actores involucrados se revelan como escalas - y choque de escalas - centrales para evaluar el alcance de las políticas públicas culturales en espacios específicamente políticos; b) la cartografía de datos estatales es una representación “liso” de lo real, lo que acentúa las redes y conexiones, para la realización de políticas públicas en términos de lo vivido; c) la subjetividad de los actores es ignorada en términos de políticas y el nivel de complejidad de los documentos / avisos es intencionalmente excluyente, pero también implican una especie de “reserva de experiencia” de los grupos culturales para buscar alianzas, intercambiar trabajos, articular acciones políticas que dinamizan y amplifican el sentido de territorios culturales en el Distrito Federal, es decir, conformados por lugares e itinerarios simbólicamente funcionales, que posibilitan la lectura de diferentes composiciones entre nodos / puntos y redes / líneas en la construcción del territorio.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.