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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaass, Marisa Cobbe-
dc.contributor.authorJardim Neto, Leôncio Mario-
dc.date.accessioned2022-04-29T22:05:40Z-
dc.date.available2022-04-29T22:05:40Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.citationJARDIM NETO, Leôncio Mario. Coisa-feita: Macumba, a Arte da encruzilhada. 2021. 100 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43587-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.pt_BR
dc.description.abstractPesquisa acerca da identidade entre Arte e Religião, da natureza da experiência religiosa bem como da experiência estética. Afirmação do caráter estético da experiência religiosa e dimensão epistêmica da arte e da religião, levando-se em conta a epistemologia bachelardiana. Afirmação da pertinência da religião e da arte como recurso cognitivo de mesma ordem, pelo que a experiência poética/religiosa (mística) é meio de cognição tão legítimo quanto a ciência. Abordagem do despacho de macumba e da encruzilhada a partir da dimensão estética que as reveste pela prática ritual do ebó. Avaliação dos despachos e dos ritos realizados nas encruzilhadas com manifestações artístico-religiosas cujo género é identificado sendo barroco, conforme modelo classificatório proposto por Edouard Glissant. Considerando os aspectos relativos ao contexto cultural e as características que o estabelecem como elemento emblemático das práticas religiosas afro-brasileiras, o despacho de macumba e a encruzilhada são convertidos em engenhosos pretextos para a abordagem de questões pertinentes à estética religiosa afro-brasileira, assim como àquelas sobre aspectos acerca da dinâmica do sincretismo presente nas religiões afro-brasileiras e de sua percepção na sociedade brasileira. Aborda-se o mito como uma modalidade de meta-design, pelo que ele seria o projeto do rito, por estabelecer os contornos para elaboração, desenho e execução do rito. Avaliação de objetos da estatuária popular de umbanda, indicadores eloquentes da intensidade e da dinâmica sincrética que apresentam por adoção de elementos da cultura de massa no processo sincrético religioso, demonstrando modelos de sincretismo híbridos, onde imagens e conceitos de categorias distintas das religiosas admitem trânsito improvável no sentido da sacralização. Aborda-se também a produção de três artistas, um moderno e dois contemporâneos, vinculados pela temática afro-brasileira: Rubem Valentim, Ayrson Heráclito e Bruno Duque, observados desde perspectivas distintas, identificadas conforme aspectos reconhecidos em suas obras. Uma vez avaliadas as particularidades das produções artísticas dos três artistas, estabelece-se uma interlocução entre estes e os trabalhos do pesquisador naquilo que guarda pertinência com as questões estético-religiosas identificadas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCoisa-feita : Macumba, a Arte da encruzilhadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordMitospt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordExperimentação estéticapt_BR
dc.subject.keywordDespacho de macumbapt_BR
dc.subject.keywordArte e religiãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The work aims to reflect on the identity between Art and religion, evaluating the nature of aesthetic experience in relation to religious experience, affirming the primacy of sensitive/physical/body cognition in relation to intellectual cognition, affirming the aesthetic character of religious experience. Religious experience, considered, therefore, as an aesthetic experience, has, therefore, its manifestation by sensitive way, being a physical experience. The pertinence of religion is affirmed as a cognitive resource of the same order of Art, adopting bachelardiana epistemic position, where poetic experience is as legitimate a means of cognition as science. Approaching the despacho de macumba and its regular scenario, the crossroads, from its aesthetic dimension, points them as artistic manifestations of baroque genre, according to the classification model proposed by Edouard Glissant. Considering the aspects related to the cultural context and the characteristics that establish it as an emblematic element of Afro-Brazilian religious practices, the despacho de macumba and the crossroads are converted into ingenious pretexts for the approach of issues pertinent to Afro-Brazilian religious aesthetics, as well as to aspects about the dynamics of the sincrestry present in Afro-Brazilian religions and their perception in Brazilian society. It approaches the myth as a modality of meta-design, so it would be myth-design, by establishing the project for elaboration and design of the rite. Objects of the popular statuary of umbanda are also evaluated, eloquent indicators of intensity and the syncretic dynamics by the adoption of elements of mass culture in the religious syncretism, demonstrating hybrid models of syncretism, where images and concepts of distinct categories of religious admit unlikely transit in the sense of sacralization. It is also approached the production of three artists, one modern and two contemporaries, selected by afro-Brazilian theme: Rubem Valentim, Ayrson Heráclito and Bruno Duque, observed from different perspectives, identified according to aspects recognized in his works. Once the particularities of the artistic productions of the three artists are evaluated, an interlocution is established between the researcher's works in what is relevant to the aesthetic-religious issues identified.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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