Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maass, Marisa Cobbe | - |
dc.contributor.author | Jardim Neto, Leôncio Mario | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T22:05:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T22:05:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.citation | JARDIM NETO, Leôncio Mario. Coisa-feita: Macumba, a Arte da encruzilhada. 2021. 100 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43587 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisa acerca da identidade entre Arte e Religião, da natureza da experiência religiosa
bem como da experiência estética. Afirmação do caráter estético da experiência
religiosa e dimensão epistêmica da arte e da religião, levando-se em conta a
epistemologia bachelardiana. Afirmação da pertinência da religião e da arte como
recurso cognitivo de mesma ordem, pelo que a experiência poética/religiosa (mística) é
meio de cognição tão legítimo quanto a ciência. Abordagem do despacho de macumba e
da encruzilhada a partir da dimensão estética que as reveste pela prática ritual do ebó.
Avaliação dos despachos e dos ritos realizados nas encruzilhadas com manifestações
artístico-religiosas cujo género é identificado sendo barroco, conforme modelo
classificatório proposto por Edouard Glissant. Considerando os aspectos relativos ao
contexto cultural e as características que o estabelecem como elemento emblemático das
práticas religiosas afro-brasileiras, o despacho de macumba e a encruzilhada são
convertidos em engenhosos pretextos para a abordagem de questões pertinentes à
estética religiosa afro-brasileira, assim como àquelas sobre aspectos acerca da dinâmica
do sincretismo presente nas religiões afro-brasileiras e de sua percepção na sociedade
brasileira. Aborda-se o mito como uma modalidade de meta-design, pelo que ele seria o
projeto do rito, por estabelecer os contornos para elaboração, desenho e execução do
rito. Avaliação de objetos da estatuária popular de umbanda, indicadores eloquentes da
intensidade e da dinâmica sincrética que apresentam por adoção de elementos da cultura
de massa no processo sincrético religioso, demonstrando modelos de sincretismo
híbridos, onde imagens e conceitos de categorias distintas das religiosas admitem
trânsito improvável no sentido da sacralização. Aborda-se também a produção de três
artistas, um moderno e dois contemporâneos, vinculados pela temática afro-brasileira:
Rubem Valentim, Ayrson Heráclito e Bruno Duque, observados desde perspectivas
distintas, identificadas conforme aspectos reconhecidos em suas obras. Uma vez
avaliadas as particularidades das produções artísticas dos três artistas, estabelece-se uma
interlocução entre estes e os trabalhos do pesquisador naquilo que guarda pertinência
com as questões estético-religiosas identificadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Coisa-feita : Macumba, a Arte da encruzilhada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Despacho de macumba | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e religião | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work aims to reflect on the identity between Art and religion, evaluating the nature
of aesthetic experience in relation to religious experience, affirming the primacy of
sensitive/physical/body cognition in relation to intellectual cognition, affirming the
aesthetic character of religious experience. Religious experience, considered, therefore,
as an aesthetic experience, has, therefore, its manifestation by sensitive way, being a
physical experience. The pertinence of religion is affirmed as a cognitive resource of the
same order of Art, adopting bachelardiana epistemic position, where poetic experience
is as legitimate a means of cognition as science. Approaching the despacho de macumba
and its regular scenario, the crossroads, from its aesthetic dimension, points them as
artistic manifestations of baroque genre, according to the classification model proposed
by Edouard Glissant. Considering the aspects related to the cultural context and the
characteristics that establish it as an emblematic element of Afro-Brazilian religious
practices, the despacho de macumba and the crossroads are converted into ingenious
pretexts for the approach of issues pertinent to Afro-Brazilian religious aesthetics, as
well as to aspects about the dynamics of the sincrestry present in Afro-Brazilian
religions and their perception in Brazilian society. It approaches the myth as a modality
of meta-design, so it would be myth-design, by establishing the project for elaboration
and design of the rite. Objects of the popular statuary of umbanda are also evaluated,
eloquent indicators of intensity and the syncretic dynamics by the adoption of elements
of mass culture in the religious syncretism, demonstrating hybrid models of syncretism,
where images and concepts of distinct categories of religious admit unlikely transit in
the sense of sacralization. It is also approached the production of three artists, one
modern and two contemporaries, selected by afro-Brazilian theme: Rubem Valentim,
Ayrson Heráclito and Bruno Duque, observed from different perspectives, identified
according to aspects recognized in his works. Once the particularities of the artistic
productions of the three artists are evaluated, an interlocution is established between the
researcher's works in what is relevant to the aesthetic-religious issues identified. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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