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Titre: Coisa-feita : Macumba, a Arte da encruzilhada
Auteur(s): Jardim Neto, Leôncio Mario
Orientador(es):: Maass, Marisa Cobbe
Assunto:: Arte
Mitos
Design
Experimentação estética
Despacho de macumba
Arte e religião
Date de publication: 29-avr-2022
Référence bibliographique: JARDIM NETO, Leôncio Mario. Coisa-feita: Macumba, a Arte da encruzilhada. 2021. 100 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Pesquisa acerca da identidade entre Arte e Religião, da natureza da experiência religiosa bem como da experiência estética. Afirmação do caráter estético da experiência religiosa e dimensão epistêmica da arte e da religião, levando-se em conta a epistemologia bachelardiana. Afirmação da pertinência da religião e da arte como recurso cognitivo de mesma ordem, pelo que a experiência poética/religiosa (mística) é meio de cognição tão legítimo quanto a ciência. Abordagem do despacho de macumba e da encruzilhada a partir da dimensão estética que as reveste pela prática ritual do ebó. Avaliação dos despachos e dos ritos realizados nas encruzilhadas com manifestações artístico-religiosas cujo género é identificado sendo barroco, conforme modelo classificatório proposto por Edouard Glissant. Considerando os aspectos relativos ao contexto cultural e as características que o estabelecem como elemento emblemático das práticas religiosas afro-brasileiras, o despacho de macumba e a encruzilhada são convertidos em engenhosos pretextos para a abordagem de questões pertinentes à estética religiosa afro-brasileira, assim como àquelas sobre aspectos acerca da dinâmica do sincretismo presente nas religiões afro-brasileiras e de sua percepção na sociedade brasileira. Aborda-se o mito como uma modalidade de meta-design, pelo que ele seria o projeto do rito, por estabelecer os contornos para elaboração, desenho e execução do rito. Avaliação de objetos da estatuária popular de umbanda, indicadores eloquentes da intensidade e da dinâmica sincrética que apresentam por adoção de elementos da cultura de massa no processo sincrético religioso, demonstrando modelos de sincretismo híbridos, onde imagens e conceitos de categorias distintas das religiosas admitem trânsito improvável no sentido da sacralização. Aborda-se também a produção de três artistas, um moderno e dois contemporâneos, vinculados pela temática afro-brasileira: Rubem Valentim, Ayrson Heráclito e Bruno Duque, observados desde perspectivas distintas, identificadas conforme aspectos reconhecidos em suas obras. Uma vez avaliadas as particularidades das produções artísticas dos três artistas, estabelece-se uma interlocução entre estes e os trabalhos do pesquisador naquilo que guarda pertinência com as questões estético-religiosas identificadas.
Abstract: The work aims to reflect on the identity between Art and religion, evaluating the nature of aesthetic experience in relation to religious experience, affirming the primacy of sensitive/physical/body cognition in relation to intellectual cognition, affirming the aesthetic character of religious experience. Religious experience, considered, therefore, as an aesthetic experience, has, therefore, its manifestation by sensitive way, being a physical experience. The pertinence of religion is affirmed as a cognitive resource of the same order of Art, adopting bachelardiana epistemic position, where poetic experience is as legitimate a means of cognition as science. Approaching the despacho de macumba and its regular scenario, the crossroads, from its aesthetic dimension, points them as artistic manifestations of baroque genre, according to the classification model proposed by Edouard Glissant. Considering the aspects related to the cultural context and the characteristics that establish it as an emblematic element of Afro-Brazilian religious practices, the despacho de macumba and the crossroads are converted into ingenious pretexts for the approach of issues pertinent to Afro-Brazilian religious aesthetics, as well as to aspects about the dynamics of the sincrestry present in Afro-Brazilian religions and their perception in Brazilian society. It approaches the myth as a modality of meta-design, so it would be myth-design, by establishing the project for elaboration and design of the rite. Objects of the popular statuary of umbanda are also evaluated, eloquent indicators of intensity and the syncretic dynamics by the adoption of elements of mass culture in the religious syncretism, demonstrating hybrid models of syncretism, where images and concepts of distinct categories of religious admit unlikely transit in the sense of sacralization. It is also approached the production of three artists, one modern and two contemporaries, selected by afro-Brazilian theme: Rubem Valentim, Ayrson Heráclito and Bruno Duque, observed from different perspectives, identified according to aspects recognized in his works. Once the particularities of the artistic productions of the three artists are evaluated, an interlocution is established between the researcher's works in what is relevant to the aesthetic-religious issues identified.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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