http://repositorio.unb.br/handle/10482/43589
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_NaiaraGonçalvesdeAlmeida.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A raiva como afeto : produção cultural, processo criativo e acesso às teatralidades negras brasileiras |
Autor : | Almeida, Naiara Gonçalves de |
metadata.dc.contributor.email: | nanysnanys@hotmail.com |
Orientador(es):: | Pacheco, Sulian Vieira |
Assunto:: | Teatro negro brasileiro Teatralidades negras Identidade negra Produção cultural Processo criativo |
Fecha de publicación : | 29-abr-2022 |
Data de defesa:: | 15-dic-2021 |
Citación : | ALMEIDA, Naiara Gonçalves de. A raiva como afeto: produção cultural, processo criativo e acesso às teatralidades negras brasileiras. 2021. 219 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumen : | A presente pesquisa objetiva, a partir de uma revisão da história dos povos pretos brasileiros, refletir sobre processos criativos e o papel sócio-político de produções culturais em Teatralidades Negras. Utilizando como metodologia a escuta ativa na partilha de um presente derivado de uma ancestralidade comum cuja história foi/ é silenciada, apresento esse trabalho em diálogo transversal com Leda Maria Martins (1995, 1997 e 2003), Abdias do Nascimento (2004), Azoilda Trindade (2005, 2006 e 2010), Nirlene Nepomuceno (2006) e Evani Tavares Lima (2010), entre outres, para compreender pioneirismos, conceitos e produções em Teatralidades Negras Brasileiras. Partimos da África Subsaariana, passando por mestiçagem, escravidão e contextos racistas contemporânetos. Em seguida, apresentamos a Companhia Negra de Revistas (1926-7) e o Teatro Experimental do Negro, TEN (1944-68) - grupos pioneiros em levar representatividade e empoderamento negros para os palcos brasileiros - e traçamos paralelos com duas produções de minha autoria: Duo Camboatá e A Empregada da Sufragista, para então tratar do processo criativo, produção cultural e acessibilidade para o público preto da peça radiofônica original No Olho da Rodô, nascida na minha prática docente em Artes Cênicas na Universidade de Brasília durante o primeiro semestre de 2021. |
Abstract: | This research aims, from a historical review of Brazilian black people, to reflect on creative processes and the socio-political role of cultural productions in Black Theatricalities. Using as a methodology active listening in sharing a reality, fruit of a common ancestry, whose history was/is silenced, I present this work in a transversal dialogue with Leda Maria Martins (1995, 1997 and 2003), Abdias do Nascimento (2004), Azoilda Trindade (2005, 2006 and 2010), Nirlene Nepomuceno (2006) and Evani Tavares Lima (2010), among others, to understand pioneering ideas, concepts and productions in Brazilian Black Theater. We start at Sub-Saharan Africa, miscegenation, slavery and contemporary racist contexts. Then, we present the Companhia Negra de Revistas (1926-7) and the Teatro Experimental do Negro, TEN (1944-68) - pioneer groups in bringing black representation and empowerment to the Brazilian stages - and we draw parallels with two plays of my own: Duo Camboatá and A Empregada da sufragista. At the end, I present the creative process, cultural production and accessibility for black audiences of the original radio play No Olho da Rodô, created during my teaching practice in Performing Arts at the University of Brasilia, during the first semester of 2021. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.