Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Ana Paula Aparecida | - |
dc.contributor.author | Silva, Nathália Coelho da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T16:22:44Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T16:22:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nathália Coelho. Observatório literário de Eliane Brum: o romance Uma/ Duas conduzido pelo conjunto de obra. 2021. 231 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43605 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O foco desta tese é apresentar um percurso de entendimento estético para o
romance Uma/Duas (2011), da jornalista e escritora Eliane Brum. Intitulo-o de Estética dos
Contrários. Por meio dele, tento demonstrar a hipótese de que a narrativa trabalha uma
possibilidade de conhecimento sobre a condição humana, evidenciada pela reflexão do gesto
de tensionamento entre a tentativa e a impossibilidade do homem de se arrancar da própria
condição. Tal tensionamento é a engrenagem dos contrários. Penso essa questão no romance
por meio de três situações: é possível que a palavra arranque do corpo o conflito? É possível
que uma filha se arranque da mãe? É possível que um ser humano se arranque da morte? Essas
proposições foram elaboradas pela observância dos elementos estéticos internos à narrativa,
sustentados ainda pela reconstituição do observatório literário de Uma/Duas, ou seja, o
movimento de leitura elaborado pelo exercício de diálogo do romance com a própria obra da
autora, a fim de encontrar possíveis vestígios históricos, mas também estéticos em seu trabalho
jornalístico que podem ter motivado a criação ficcional de Brum, bem como possíveis intenções
de pensar o humano, culminando no desenvolvimento da ideia do romance em questão. Este
trabalho, ressalto, é feito sob a ótica teórica da Epistemologia do Romance e utiliza como
proposta metodológica o serio ludere. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Observatório literário de Eliane Brum : o romance Uma/ Duas conduzido pelo conjunto de obra | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética dos contrários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brum, Eliane, 1966- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condição humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The focus of this thesis is to present a path of aesthetic understanding of the
romance Uma/Duas (2011), translated in English as One Two, by journalist and writer Eliane
Brum. I call it Aesthetics of Contraries. Through this path, I try to support the hypothesis that
the narrative presents a possibility of knowledge about the human condition, evidenced by the
reflection of the tension between an attempt and the impossibility of a person ripping
themselves out from their own condition. Such tension is the gear of dissension. I think about
this question in the romance through three situations: Is it possible that a word rips conflict
away from the body? Is it possible for a daughter to rip herself away from her mother? Is it
possible for a person to rip themselves away from death? These propositions have been
elaborated upon by observing the aesthetic elements internal to the narrative and are supported
by the reconstitution of Uma/Duas's literary observation. In other words, the movement of the
reading, elaborated upon by the dialogue exercise of the romance with the author's own work,
in order to find possible historical and aesthetic traces in her journalistic work that may have
motivated Brum's fictional creation, as well as possible contemplation of the human condition,
culminating in the development of the idea of the romance at issue. I emphasize that this thesis
was built within the theoretical perspective of the Epistemology of Romance and it uses the
serio ludere as a methodological proposal. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L’objet de cette thèse est de présenter un parcours de compréhension esthétique
pour le roman Uma/Duas (2011), de la journaliste et écrivaine Eliane Brum. Je l’intitule
Esthétique des Contraires. À travers lui, j’essaie de démontrer l’hypothèse que le récit travaille
une possibilité de connaissance de la condition humaine, mise en évidence par la réflexion du
geste de tension entre la tentative et l’impossibilité de l’homme de se libérer de sa propre
condition. Telle tension est l’engrenage des contraires. Je pense cette question dans le roman à
partir de trois situations : est-il possible que la parole arrache du corps le conflit ? Est-il
possible qu’une fille s’arrache de la mère ? Est-il possible qu’un être humain s’arrache de la
mort ? Ces propositions ont été élaborées en observant les éléments esthétiques internes au
récit, soutenus encore par la reconstitution de l’observatoire littéraire de Uma/Duas, c’est-àdire le mouvement de lecture élaboré par l’exercice de dialogue du roman avec l’œuvre même
de l’auteur, afin de trouver des éventuelles traces historiques, mais aussi esthétiques dans son
travail journalistique qui peuvent avoir motivé la création fictive de Brum, ainsi que des
éventuelles intentions de penser l’humain, culminant dans le développement de l’idée du roman
en question. Ce travail, je souligne, se fait sous l’optique théorique de l’Épistémologie du
Roman et utilise comme proposition méthodologique le serio ludere. | pt_BR |
dc.contributor.email | nathaliacoelhoj@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|